Vetor é o causador da doença de Chagas 

Após algumas denúncias de moradores do bairro Jardim América sobre possíveis casos de infestação do vetor Triatoma Infestans, mais conhecido como Barbeiro, uma equipe da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa foi até a localidade, nesta segunda-feira (04) e constatou que, apesar da semelhança com outros insetos, o causador da doença de Chagas não foi localizado.

Os locais com maior número de insetos foram dois quintais. Os espaços passaram por desinsetização e algumas amostras foram coletadas e enviadas para a Fiocruz para garantir a classificação.

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, Antônio Marcos Rodrigues, explicou que o mosquito causador da doença de Chagas pertence a uma família de mais de cem espécies, porém apesar das semelhanças, os outros insetos não transmitem a doença. “O barbeiro é um inseto hemotófolo, ou seja, se alimenta de sangue. Os que foram encontrados são mais conhecidos como percevejos da lavoura, que se alimentam de vegetais”, declarou.

O motivo da infestação, segundo o coordenador, é devido à falta de manutenção em espaços com grande quantidade de mato. “Os dois quintais estavam com bastante mato alto, isso gera a proliferação. A orientação que deixamos é que eles façam uma capina imediatamente e que mantenham o ambiente capinado e o quintal limpo”, completou Antônio Marcos.