Mais de 800 profissionais da educação se candidataram as vagas; Isabela conseguiu a quarta colocação na categoria séries finais da região sudeste do país

A expectativa toma conta da professora de língua portuguesa do Colégio Municipal Padre Anchieta de Barra Mansa, Isabela Borges. Ela foi aprovada para participar de um intercâmbio com duração de dois meses em Niagara Falls, no Canadá, viagem que está marcada para o dia 4 julho. A iniciativa faz é uma parceria entre Governo Federal, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Colleges and Institutes Canadá (Cican). A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, recebeu a professora em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (26).

Mais de 800 educadores do Brasil disputaram as 102 vagas com apresentação dos mais variados temas escolhidos. Com o projeto ‘Estratégias metacognitivas de leitura para o gênero propaganda no ensino fundamental’, Isabela foi selecionada em 4º lugar no  âmbito de séries finais, na região sudeste do país.

Fátima Lima, que também é professora de língua português, relembrou que atuou como educadora no Colégio Padre Anchieta e não poupou elogios à colega. “Você é um orgulho para Barra Mansa. Representar o município e adquirir conhecimento para transmitir em sala de aula e para os outros profissionais é extraordinário. Ver como possuímos profissionais competentes e qualificados só prova que estamos no caminho certo para o avanço na educação”, garantiu a vice-prefeita.

A professora Isabela Borges garantiu que o curso possibilitará um maior conhecimento e capacitação para serem desenvolvidos em sala de aula. “Poder transmitir o conhecimento é algo maravilhoso. Há 11 anos eu leciono e faço isso da melhor forma possível. Estar indo para outro país é um desafio, mas com certeza os frutos serão positivos. O Canadá é referência em educação, vou me esforçar ao máximo para aprender as técnicas e transmitir em sala de aula”, comemorou a professora.

O programa, que faz parte do Governo Federal, custeia todas as despesas referentes à estadia, alimentação e material de estudo. Uma de suas  exigências é que após o término, os candidatos apresentem um relatório de experiência; a Secretaria de Educação de Barra Mansa, como forma de incentivo e apoio, após o retorno de Isabela, ofertará uma capacitação para todos os professores da rede municipal de ensino, sobre as técnicas que foram desenvolvidas durante o curso.