Isabela conseguiu a quarta colocação na categoria séries finais da região sudeste do país

A professora de língua portuguesa do Colégio Municipal Padre Anchieta de Barra Mansa, Isabela Borges, retornou de um intercâmbio com duração de dois meses em Niagara Falls, no Canadá.  A iniciativa ocorreu devido a uma parceria entre o Governo Federal, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Colleges and Institutes Canadá (Cican). A vice-prefeita do município, Fátima Lima, recebeu a professora em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (24).

Com o projeto ‘Estratégias metacognitivas de leitura para o gênero propaganda no ensino fundamental’, Isabela foi selecionada em 4º lugar no âmbito de séries finais, na região sudeste do país. No Canadá, a professora conheceu escolas e universidades do país e aprendeu métodos de ensino e conceitos para serem aplicados em sala de aula.

A vice-prefeita Fátima Lima, que também é professora de língua portuguesa, parabenizou Isabela e destacou a importância de ter um profissional com bagagem na rede municipal. “Fiquei muito feliz de ter uma professora da nossa rede tendo a oportunidade de ir a um intercâmbio no Canadá, que é um país referência na educação. Ela trouxe novos conceitos que serão aplicados durante as aulas e só tem a engrandecer a aprendizagem dos alunos”, enfatizou Fátima.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, credencia o intercâmbio como fundamental para o desenvolvimento da profissional e relata que os estudos adquiridos vão agregar na educação de Barra Mansa. “Nós acreditamos que qualquer iniciativa, em vistas a educação continuada, é fundamental para o crescimento do cidadão e do profissional. A possibilidade da participação de um intercâmbio no exterior contribui no ensinamento com as crianças. Parabenizo a professora Isabela Borges e tenho convicção que ela vai agregar muito na educação de Barra Mansa”, disse o secretário.

A professora Isabela Borges garantiu que o curso possibilitou um maior conhecimento e capacitação para serem desenvolvidos em sala de aula. “O curso abrangeu vários métodos para serem aplicados em sala de aula, quanto à participação do aluno, tendo em vista que o aluno participativo tende a ser mais eficaz” relatou a professora.