Encontro incentivou a interação entre o poder público e a comunidade, além de aproximar os municípios no fortalecimento da Política de Igualdade Racial

No dia 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra. Para comemorar a data, a vice-prefeita Fátima Lima e a gerente da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), Deviane Costa, visitaram nesta terça-feira (19) o Quilombo de Santana, localizado no município de Quatis, onde vivem aproximadamente 40 famílias. O diálogo aconteceu na Escola Municipal Irmã Elizabeth Alves.

O encontro surgiu de um convite de Quatis, por meio do CRAS volante e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O objetivo é aproximar as cidades envolvidas no consórcio de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da região do Médio Paraíba.

Na ação, estiveram presentes a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Quatis, Rosana de Bem, membros da Pasta, da Secretaria de Educação do município, professores da escola e moradores quilombolas.

Fátima Lima ressaltou o trabalho feito em Barra Mansa no sentido de estimular a igualdade racial entre os cidadãos. “Hoje em Barra Mansa nós trabalhamos as políticas que promovem a igualdade. Vamos para as escolas, fazemos seminários junto com os professores, trabalhamos a cultura afro com os alunos. O prefeito Rodrigo Drable apoia e nos oferece o suporte para a continuidade da política de promoção racial”, frisou Fátima.

A vice-prefeita ainda pontuou a união promovida entre as duas gestões para alcançar o bem comum. “Precisamos trabalhar juntos com outros municípios. Queremos estar juntos, não adianta Barra Mansa avançar e os outros municípios não”, informou Fátima Lima.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Quatis, Rosana de Bem, explicou como é realizado o trabalho da Pasta no Quilombo de Santana. “Estamos presentes através da equipe volante que é vinculada ao CRAS Centro e que faz todo o atendimento do território rural, inclusive o Quilombo. Propiciamos sempre que a equipe possa se reciclar. Eles fazem um trabalho muito de perto com as famílias e nós trabalhamos muito junto com as outras políticas, em especial, com a educação”, relatou Rosana.

O morador da comunidade, Jeferson Dias, relatou a história de formação da localidade. “A história do Quilombo é uma história antiga, onde o nosso marco é a igreja católica de Nossa Senhora de Santana, uma igreja de 152 anos, construída em 1867. Do início da igreja para cá é que começou o Quilombo”, informou Jeferson.