Durante o evento, ‘legisladores’ entregaram indicações de obras e serviços para o município

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable e a vice-prefeita, professora Fátima Lima, receberam na manhã desta quinta-feira (07), o vereador Wellington Pires, acompanhado de alunos de escolas municipais, participantes do Projeto Câmara Jovem, pais e diretores das unidades. No encontro, realizado no gabinete do Centro Administrativo, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas indicações de obras e serviços para o município e defender suas proposições.

As solicitações foram bastante diversificadas, abrangendo desde palestras sobre a preservação ambiental e de prevenção às drogas até a formalização de convênios com estabelecimentos visando o ensino avançado de informática.

O chefe do Executivo analisou as propostas e afirmou que os alunos estão demonstrando que querem avançar, buscando alternativas que possibilitem melhores perspectivas de futuro. Também falou acerca de direitos e deveres, regras de convívio em sociedade e requalificação da cidade, se referindo a capacitação da mão de obra. “Estamos negociando a instalação de dois grandes empreendimentos no município. Simultaneamente, já estamos negociando com as entidades a qualificação dos nossos trabalhadores para que as vagas sejam preenchidas pelos barra-mansenses”.

Ainda durante o evento, Rodrigo Drable lembrou que em janeiro de 2017, a remuneração dos educadores era da ordem de R$1,4 mil/mês, e era pago com atraso. Hoje, dois anos e 10 meses após o início do seu mandato, chega a R$2,6 mil/mês. “Ainda é um salário que precisa melhorar, mas é o que conseguimos pagar em dia”, detalhou o prefeito, parabenizando os alunos integrantes do projeto.

O vereador Wellington Pires agradeceu a atenção do prefeito com o projeto Câmara Jovem e ressaltou que o encontro é a penúltima etapa do projeto. “A próxima etapa é a realização de sessão solene de encerramento da edição deste ano do Projeto, a ser realizada na Câmara de Vereadores. “Esta experiência tem permitido aos alunos à percepção dos desafios enfrentados pelo prefeito no dia a dia, além de conhecer o que está sendo feito para melhorar o município. O projeto também explica as atribuições do legislativo, o processo de elaboração das indicações e projetos de lei, sua tramitação e sanção pelo Executivo”.

Projeto de Lei de ‘vereadora’ da Câmara Jovem é sancionado

O prefeito Rodrigo Drable sancionou o primeiro projeto de lei elaborado através do Projeto Câmara Jovem. A lei 4.822/19, assinada pelo vereador Wellington Pires, é de autoria da ‘vereadora’ jovem Letícia Almeida, de 16 anos, que representou o Colégio Municipal Doutor Elvino Ferreira, localizado no bairro Vila Ursulino.

A lei cria o projeto “Humaniza-se” nas escolas da rede pública municipal, que dispõe sobre a realização semestralmente, de debates temáticos envolvendo os alunos. Os objetivos são despertar o censo crítico dos jovens; promover o respeito ao próximo; além de oferecer mais conhecimento por meio de discussões sobre temas sociais, culturais e econômicos.

Fotos: Paulo Dimas