Último dia do evento contou com a premiação dos animais vencedores em diversas categorias. Shows de forró e sertanejo, parque de diversões, praça de alimentação e atrações para as crianças fizeram parte da programação

Foi encerrado neste domingo (22), o 30º Torneio Leiteiro do distrito de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa. O evento reuniu 26 animais da raça Girolando do próprio município, e das cidades de Porto Real, Volta Redonda, Valença e Passa Vinte (MG). Um dos destaques do torneio foi a vaca Euforia, de Amparo, que atingiu 219.140 quilos de leite.

A premiação do torneio contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, do médico veterinário da Secretaria, Bruno Meirelles, da vereadora moradora do distrito professora Maria Lucia, do ex-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, e o presidente da Aciap-BM (Associação Comercial Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), Bruno Paciello.

Na ocasião, Leiteiro agradeceu a participação de toda a comunidade, que se envolveu diretamente na organização do evento. “Primeiramente agradeço a Deus e na sequencia a todos que auxiliaram na realização desse evento. Agradeço em nome do prefeito Rodrigo Drable, que por motivos de compromissos já anteriormente assumidos, não pode comparecer a cerimônia de encerramento”, destacou o secretário.

Bruno Meirelles disse da renovação ocorrida na comissão organizadora do evento. “É natural que as forças se renovem. Faz parte do processo”, disse. O veterinário ainda realizou o sorteio da rifa de uma novilha, doada pela Fazenda Jardim, localizado no distrito. O premiado de número 506 foi  Carlinho da Padaria.

A vaca Girolando Gemada, da proprietária Rita de Cássia, faturou o título de primeira colocada na categoria curraleira até 30 quilos, com a produção de  88.710 em três dias de evento. Fortuna, de Fabrício Faria, ficou na segunda colocação, com 87.270 quilos de leite. O terceiro lugar ficou com a vaca Conserva, de Joaquim Rogério, com 84.570 quilos de leite. As três vacas são de Amparo.

Na categoria curraleira de até 40 quilos, a primeira colocação foi para a vaca Bela Vista, de Passa Vinte, de propriedade de Maycon Marcelo, com 118.350 quilos de leite; seguida de Florida, de Amparo, de Agenor do Amaral, com 115.670 quilos de leite, no segundo lugar e Malu, de Porto Real, de Sophia Gama, com 106.585 quilos de leite.

A vaca Graziele, de Porto Real, de João Henrique, conquistou a primeira colocação na categoria curraleira livre, com 158.925 quilos de leite. O segundo lugar ficou com Thalia, de Amparo, de propriedade de Carlos Henrique, com 153.875 quilos de leite, seguido da vaca Copasa, de Passa Vinte, de propriedade de Joana e Tetê, que atingiu a marca de 145.765 quilos de leite e conquistou o terceiro lugar.

Na disputa da categoria novilha de zero a quatro dentes, a vencedora foi  Castanha, de Ygor Campos, com 160.305 quilos de leite. A segunda colocação ficou com Zuzu, de propriedade de Marquinhos, com 137.650 quilos de leite. Ambas, são do distrito de Amparo.

A marca de maior produção de leite ficou com Euforia, de Rebeca, com 219.140 quilos de leite; o segundo lugar foi para Sadia, de Guilherme Guimarães, com 167.805 quilos de leite. A terceira colocação foi para a vaca Marilu, de Daverson Nunes, com 138.470 quilos de leite.

O Torneio Leiteiro de Amparo reuniu cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias de evento, no Centro Social João XXIII.