Campanha evidenciou a importância dos exames que seguem rotineiramente na agenda de todos os Postos de Saúde do município

Profissionais da USF Pro Saúde de Barra Mansa realizaram na manhã desta terça-feira (29), um café da manhã como forma de estimular as mulheres ao preventivo ao câncer de mama e colo de útero, atividades da campanha Outubro Rosa. A vice-prefeita Fátima Lima acompanhou o evento e destacou a importância das ações de prevenção.

– Esta disposição que cada uma de vocês teve para comparecer aqui, nesta manhã, é que faz a diferença no dia a dia. A prevenção é fundamental para combater o câncer de mama e de colo de útero, entre outras doenças. Durante todo o mês de outubro as informações foram massificadas principalmente junto ao público feminino. Agora é aproveitar esse conhecimento para promover a saúde. É a rotina de se cuidar para cuidar da família e de outras pessoas – disse Fátima.

O café da manhã foi precedido de sala de espera sobre a maneira adequada de realizar o autoexame. Também foi realizado o sorteio de brindes e dicas de automaquiagem. A médica responsável pela unidade Gleycielle Cardoso detalhou que alguns sintomas do câncer de mama são perceptíveis. “Os seios sofrem alterações no tamanho ou formato, podendo apresentar vermelhidão, nódulos, inchaços, seguidos ou não, de dores nas axilas. As mulheres precisam estar atentas a mudanças na textura da pele e vazamento de líquido nos mamilos. São transformações que podem ser observadas na frente do espelho, durante o banho ou deitada. Porém, vale destacar a importância do exame clínico realizado pelo médico ginecologista, mastologista ou enfermeiro e o exame de mamografia. O autoexame não substitui esses procedimentos”, destacou.

De acordo com a enfermeira da USF Lúcia Avelino, a unidade tem cerca de 800 famílias cadastradas. “Durante a campanha Outubro Rosa houve uma procura expressiva pelo preventivo de colo de útero e o encaminhamento para o exame de mamografia. Neste período realizamos horário alternativo de atendimento, ofertando nossos serviços de 6 às 17 horas, além do Dia D, ocorrido no sábado, 19 de outubro, como forma de ofertar as mulheres que trabalham fora o acesso aos exames”.

NOVEMBRO AZUL – A partir do dia 5 de novembro, os PSFs de Barra Mansa desenvolverão uma série de atividades relacionadas à saúde do homem – o Novembro Azul.

A meta, segundo a enfermeira Lúcia Avelino é multiplicar informações para que o homem cuide da sua saúde, com foco principalmente ao câncer de próstata,  mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre o assunto. “Especificamente aqui no Pro Saúde vamos realizar um chamamento para o exame nos cursos que funcionam aqui no UBM”, concluiu.