Iniciativa também foi realizada no Asilo Vila Vicentina da Vista Alegre, onde dois idosos tiveram resultados positivos. Pacientes já estão em isolamento social e sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde

Dando prosseguimento as ações de combate à Covid-19, a Prefeitura de Barra Mansa realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a testagem para o novo coronavírus em trabalhadores do setor da Vigilância em Saúde Ambiental. O procedimento ocorreu no Parque Municipal Natural de Saudade, onde 81 profissionais foram submetidos ao teste rápido. Deste total, nenhum teve o resultado positivo.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, relatou sobre a importância da iniciativa. “A testagem em massa na área da saúde tem a finalidade de proteger e cuidar daqueles profissionais que estão na linha de frente ao enfrentamento da doença. Hoje, os testes foram aplicados em agentes de combate a endemias e zoonoses, que estão no dia a dia atuando nas visitas domiciliares, além de veterinários e supervisores de área”.

Também na manhã desta quarta-feira, 78 moradores do Asilo Vicentina do bairro Vista Alegre passaram pelo teste rápido para detectar o novo coronavírus.  Dois idosos tiveram resultados positivos. Eles já estão em isolamento social e sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde.

Nesta quinta-feira, 16, os testes serão direcionados aos profissionais que atuam na Sirene do bairro Boa Sorte. Na sexta-feira, 17, aos trabalhadores da Policlínica do Nove de Abril.

A gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado Ferreira, explicou como o teste rápido é realizado. “O exame é feito com o uso de uma gota da amostras de sangue para duas gotas do reagente. A geração de cor a partir de uma reação química entre o antígeno, substância estranha ao organismo, e o anticorpo, elemento de defesa do organismo, é que vai determinar o resultado do exame. Todo esse processo leva em média 15 minutos.”, detalhou Juliana.

Ela ainda comentou sobre o impacto do comportamento de uma parte da população barra-mansense nos últimos dias sobre os números da Covid-19. “Têm muitas pessoas que não estão levando a sério o distanciamento social, tão importante neste momento da pandemia. Outros, que mesmo testando positivo, insistem em não manter o isolamento social. Isso tem provocado um aumento de aproximadamente 40 casos por dia de pessoas contaminadas pelo vírus. Felizmente, a ascendência da doença não comprometeu, até o momento, o número de leitos públicos do município destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Nossa capacidade de ocupação se mantém em 38%”, afirmou.

Barra Mansa registrou 37 óbitos pela Covid-19 até a noite desta terça-feira, 14. Segundo dados da Vigilância em Saúde, todos os pacientes apresentavam comorbidades. Outras doze mortes estão sendo investigadas.