Iniciativa voluntária já deu outro aspecto na conservação do imóvel, que nunca tinha passado por reformas

Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa literalmente arregaçaram as mangas e colocaram as mãos na massa, na pintura e no telhado do casarão do Horto Municipal Carlos Roberto Firmino, no bairro Água Comprida. O imóvel inaugurado em dezembro de 1990 nunca havia passado por intervenções e apresentava mofo, infiltrações, telhas quebradas. A via de acesso estava comprometida pelo processo de erosão.

A iniciativa para a reforma foi da Gerência de Unidade de Conservação. É o que explica o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo.

– O gerente do setor, Douglas Muniz, inconformado com a precariedade do estado de conservação do imóvel solicitou a aquisição do material necessário para a realização da obra. Parte deles foi comprada pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbana. Alguns foram doados. Assim que os produtos chegaram ao Horto, os funcionários começaram os serviços. A iniciativa contagiou, inclusive, os estagiários que estão auxiliando no replantio de mudas e no atendimento à comunidade – detalhou Azevedo.

Os serviços começaram há cerca de um mês e devem durar pelo menos outros 30 dias. Para Douglas Muniz, ver a concretização do trabalho é uma grande realização. “A gente se questiona como ser melhor naquilo que nos propomos a fazer. Acredito que essa iniciativa, embora pequena, já é um bom começo, pois está possibilitando uma melhoria no ambiente local de trabalho e também no atendimento à comunidade. Isso sem falar na economia para os cofres do município, algo em torno de R$ 40 mil”, concluiu.