Encontro foi a culminância do Projeto Parceria pela Valorização da Educação, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Instituto Votorantim

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Instituto Votorantim, realizou nesta quinta-feira, 21, o Seminário Boas Práticas de Gestão Escolar – Compartilhando Saberes, Garantindo Direitos. O evento realizado no auditório do Sest-Senat, reuniu diretores, orientadores educacionais e pedagógicos de 15, das 68 unidades escolares da rede municipal de ensino. O Quinteto de Madeira, do Projeto Música nas Escolas, abrilhantou a abertura do encontro.

O prefeito Rodrigo Drable foi representado pela vice-prefeita Fátima Lima. Na oportunidade, ela comentou sobre as parcerias estabelecidas pela administração municipal que tem viabilizado a garantia de oportunidades e de direitos de crianças e adolescentes. “Firmamos cooperações importantes, com parceiros que nos deram as mãos para, juntos, vencermos os desafios. Nesta semana, quando comemoramos a Consciência Negra, agradeço a parceria estabelecida entre a Gerência de Promoção de Igualdade Racial e a Secretaria de Educação, a qual tem oportunizado a disseminação do respeito às diferenças e o quanto ela é determinante no crescimento do ser humano. Prova disso, é o Projeto Música nas Escolas, que reúne um grande número de alunos, cada um com suas diferenças e que se transformou no maior programa de inclusão social pela música no país”, destacou Fátima.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, também ressaltou a importância das diferenças no processo de construção de uma sociedade melhor e mais democrática. “Acabamos de assistir a apresentação do Quinteto de Madeira. Cinco pessoas diferentes, cinco instrumentos também diferentes que acabam formando o todo. Nas diferenças há o momento de convergência, o qual faz com que todo o processo e as pessoas neles envolvidas sejam fortalecidos. E hoje, será mais um dia nessa etapa de construção de uma comunidade melhor”, disse.

O formador da Comunidade Educativa do Instituto Votorantim, Fernando Mendes, lembrou que a Parceria pela Valorização da Educação, acontece pelo terceiro ano consecutivo em Barra Mansa. “Nossa principal meta é contribuir no processo de aprimoramento das políticas públicas de educação, além de fomentar a mobilização de lideranças no dia a dia da sociedade”.

Ainda no decorrer da abertura do evento, a gerente de Educação Básica (SME), Saionara Maciel, afirmou que Barra Mansa está despontando em vários aspectos, sendo a educação um deles.

O PROJETO – O Programa Parceria pela Valorização da Educação atuou em 2019 em duas frentes: qualificação das práticas de gestão educacional escolar e o engajamento na mobilização social, informando e formando gestores educacionais com foco em melhores resultados, principalmente no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

As práticas desenvolvidas pelas 15 unidades foram compartilhadas com as demais escolas. Todo o trabalho foi desenvolvido com base em três eixos. O tema ‘Processos de Gestão’ foi distribuído entre os gestores do Ciep Ada Bogato e os Colégios Dr. Maurício Amaral e Jahyra F. Drable.

O acompanhamento das aprendizagens ficou sobre a responsabilidade dos gestores das escolas Dr. Elvino Alves Ferreira, Paulo Basílio, Damião Medeiros, Professor Henrique Zamith e Reginaldo Araújo. Já a formação continuada foi desenvolvida por gestores do Colégio Padre Anchieta, Bartholomeu Anacleto e Iracema Pamplona.