No sábado os moradores também puderam se vacinar e acompanhar a abertura e premiação do primeiro ‘Festival de Filmes de Barra Mansa’

O fim de semana foi marcado por muitas atividades culturais e diversos serviços oferecidos a população de Barra Mansa. Neste domingo, dia 12, shows com Vitão e Alex Cohen agitaram a segunda edição do ‘Domingo de Natal’. Além das atrações musicais e de lazer, as lojas da cidade ficaram abertas até às 17h.
“O segundo domingo de dezembro é o mais forte para o comércio de Barra Mansa. Hoje mais uma vez estamos aqui promovendo entretenimento e lazer para as pessoas, com isso, além de vir pra rua fazer suas compras de natal todos estão se divertindo. Nós conseguimos medir o sucesso dessa ação observando as pessoas com as sacolas de compras, assim nós constatamos que atingimos nosso objetivo final, que é o fomento do comércio”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello.
O músico Vitão falou da ação promovida pela prefeitura de juntar a música às compras.
“Eu já participo das edições desde quando começou como ‘Domingão de Compras’. Durante esse período que estamos vivendo de pandemia, as pessoas ficaram muito carentes de cultura e entretenimento. Essa iniciativa da prefeitura é muito bacana, ainda mais agora que temos a maioria das pessoas vacinadas e se cuidando. Eu gostei muito do nosso show de hoje, a energia da galera estava muito boa, o som muito bom e foi excelente”, disse Vitão.

Mega Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Durante todo o fim de semana, a equipe de imunização da Secretaria de Saúde promoveu uma mega campanha de vacinação contra a Covid-19. No sábado, dia 11, 25 unidades de saúde do município e uma tenda foi montada no Corredor Cultural, no Palácio Barão de Guapy, atenderam os moradores para aplicação de segundas doses atrasadas, reforços e D1 em quem ainda não se vacinou. Já neste domingo, dia 12, uma estrutura foi montada na Rua Monsenhor Costa, ao lado da Praça da Matriz, para a vacinação durante o ‘Domingo de Natal’.
De acordo com a equipe de imunização, durante os dois dias de ação, quase mil pessoas foram vacinadas com o imunizando da Pfizer contra a Covid-19. Segundo os registros, mais da metade dos imunizados foram de terceira dose.

‘Social + Presente’

Ainda no ‘Domingo de Natal’, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através do projeto ‘Social + Presente’ esteve oferecendo, de forma gratuita acesso a serviços como: emissão de certidões de casamento, nascimento e óbito, RG e CPF, além de informações sobre pecúlio e vagas de emprego.
“Agora em 2022 vamos completar dois anos de pandemia, durante esse período muitas coisas foram afetadas, entre elas a emissão de documentos. Diante disso, nós pedimos uma parceria com o governo estadual e conseguimos abrir aqui em Barra Mansa o Núcleo de Atendimento de Documentação Básica e Sub-registro. Para facilitar ainda mais o acesso da população a esse serviço, nós estamos trazendo, também em parceria com o Governo do Estado, o atendimento aqui para o ‘Domingo de Natal’ e está um sucesso. Todos serão atendidos e quem não pode vir aqui hoje e precise de desse atendimento referente aos documentos, pode nos procurar lá na sede da secretaria”, disse o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, J. Chagas.

Primeiro Festival de Filmes de Barra Mansa

Neste sábado, dia 11, e domingo, dia 12, a cidade conferiu no Cine Show uma programação exclusivamente produzida por cineastas amadores e profissionais locais, o ‘Barra Mansa Festival de Filmes’.
“Esse fim de semana foi sensacional e muito movimentado de arte e cultura. Além dos espetáculos do ‘Arte in Foco’, no Sest/Senat, recebemos aqui no Cine Show a primeira edição do ‘Barra Mansa Festival de Filmes’, que é uma mostra de cinema produzida com artistas locais. Essa intensidade de atividades em Barra Mansa mostra que estamos preparados para essa retomada. Mostrando a resiliência do setor cultural”, disse o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo.
No primeiro dia de festival foram exibidos três curtas-metragens, produzidos, dirigidos, roteirizados e com a atuação dos próprios atores da Cia Calegari, sob a coordenação do ator e diretor, Danilo Calegari. Todos foram avaliados por uma banca composta por um júri técnico e 12 categorias premiadas.
“Não esperava receber esse prêmio, minha participação foi menor. Por causa da pandemia eu voltei para as aulas de teatro há pouco tempo. Estou muito feliz e orgulhosa do meu trabalho e dos meus parceiros de cena”, disse a atriz Olivia Martins
O filme ‘Anna’ sagrou-se o grande campeão levando todos os prêmios técnicos. Confira a lista dos premiados:

Melhor Ator: Deivison Bruno

Melhor Atriz: Gabriela Araújo