Na noite desta sexta-feira, 17, ocupação dos leitos públicos de UTI é de 33%

 

O Secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, expressou sua preocupação com o fato de a população estar descumprindo as regras de distanciamento social tão necessárias e essenciais neste momento da pandemia do novo coronavírus. Ele alertou que o fato já impactou sobre a taxa de ocupação dos leitos públicos do município, que está em 33% em UTI e 36% em clínico.

Caso alcance a ocupação determinado pela Justiça, 50% para os leitos de UTI e 60% para os clínicos, as atividades do comércio podem ser paralisadas pelo período de uma semana.

– Existe um acordo judicial que se a cidade atingir 50% da ocupação dos leitos de UTI terá que fechar o comércio por sete dias e, caso não haja redução neste percentual, a medida pode ser prorrogada. O acordo estabelecido leva em consideração não apenas os leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19, mas também aqueles destinados aos pacientes em recuperação de cirurgias diversas, como coronarianas, oncológicas, traumato-ortopédicas e outras de alta complexidade. – detalhou o secretário.

Dos 21 leitos de UTI oferecidos, a ocupação por casos suspeitos da doença estava em sete na UTI da Santa Casa. A rede municipal de saúde conta com 69 leitos de enfermaria. Deste total, 15 estão ocupados na Santa Casa, 29 continuam disponíveis na unidade hospitalar. Na UPA, dos 10 leitos disponíveis, apenas um está ocupado. No Centro de Triagem e Tratamento dos 14 leitos ofertados, nove estão ocupados. A rede conta com 31 respiradores mecânicos, quatro deles estão em uso.

Barra Mansa registrou até a noite desta sexta-feira, a realização de 5.428 testes, sendo 864 swab; 3.977 testes rápidos e 587 realizado pela rede particular de saúde. Casos confirmados da doença chegam a 1.185, sendo que 863 já estão curados. São 37 óbitos confirmados pela Covid-19, todos em pacientes com comorbidades e outras 18 mortes em investigação.