Até esta sexta-feira, 25, a cidade havia contabilizado a primeira dose pediátrica em 9.234 crianças, 58,7% das 15.727 que possui. Segunda dose foi em 22,5%

A Prefeitura de Barra Mansa, através de um trabalho em conjunto das Secretarias de Saúde e Educação, realizará nos próximos dias a vacinação pediátrica contra Covid-19 em mais três unidades de ensino. A ação visa maior amparo e proteção para as crianças de 5 a 11 anos de idade contra a doença. A campanha nas escolas acontece desde o dia 15 de março.
De acordo com a responsável pela equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde, Yasmim Amaral, as equipes realizaram busca ativa previamente e foram realizadas reuniões com os pais, com o intuito de informar sobre a importância da iniciativa e sanar todas as dúvidas sobre a iniciativa.
“Nós não estamos impondo a vacinação nas escolas; não é obrigatória. Nosso principal objetivo é conversar com os responsáveis, visando conscientização e informando a importância da vacina. Os pais que autorizarem a aplicação da dose contra a Covid-19, por escrito, terão suas crianças imunizadas”, explicou Yasmin.
A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, destaca que a vacinação infantil é importante para prevenir casos graves e mortes pela Covid-19, além de evitar novas transmissões e variantes. “A importância de imunizarmos o mais rápido possível as crianças é fazer com que a pandemia permaneça controlada. A busca ativa nas escolas é justamente para aumentar a adesão das crianças à vacinação, pois, infelizmente, a cobertura vacinal desse público ainda está baixa”, completou Marlene.
O secretário de Educação, Marcus Barros, falou sobre a importância da ação. “Essa é uma grande mobilização e todos estão empenhados em conseguir um bom resultado. Atualmente, o município tem 15.727 crianças de 05 a 11 anos e nossa preocupação é com cada um. É importante que os pais entendam que não há registros de efeitos adversos graves e entender que a melhor maneira de prevenção é se vacinando”.
Até esta sexta-feira, 25, o município havia aplicado a primeira dose pediátrica em 9.234 crianças, 58,7% do total desta faixa etária no município. A segunda dose infantil foi aplicada em 3.541, 22,5% delas.
A vacinação pediátrica já aconteceu nas seguintes unidades de ensino: Centro de Educação Integrada Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro; Colégio Municipal Antônio Rocha; Escola Mathilde Franco, no bairro São Pedro; e no Colégio Maurício Amaral, na Vila Coringa.
*O calendário de vacinação nas escolas nos próximos dias é o seguinte:*
– 29/03, às 8h e 13h30, na Escola Municipal Tancredo Neves (bairro Piteiras);
– 31/03, às 9h, na Escola Municipal Santa Rita (Santa Rita);
– 05/04, às 8h e 13h, na Escola Municipal Júlio Branco (Km 4).