Ação visa combater o assédio, reduzir casos de IST e coibir o uso drogas e excesso de álcool

Nos dias que antecedem a maior festa popular do país, a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, se reuniu com moradores nas Unidades de Saúde da Família (USF), com o intuito de aconselhar sobre prevenção e cuidados durante o Carnaval. Os encontros aconteceram nas Salas de Espera, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) as equipes de enfermagem e profissionais das Unidades de Saúde. Abordaram temas como a importância do uso de preservativos e cuidados com as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), uso de roupas leves e apropriadas a fim de não sofrer desidratação ou acidentes, combate ao assédio e coibição do uso drogas e excesso de álcool.

A coordenadora do NASF, Maiara Maia, pontuou as metas da iniciativa. “As ações funcionam para o esclarecimento da população quanto a assuntos importantes para a prevenção da saúde pessoal. Nesta semana, nosso foco é nas consequências que afetam as pessoas após a comemoração do Carnaval”, destacou Maiara.

Thaisa Roxo, fisioterapeuta do NASF, enfatizou a importância de os usuários estarem bem orientados para que não ocorram problemas futuros. “É importante estar atento com a saúde durante o ano todo. Mas, agora neste período de Carnaval, os alertas com doenças infecciosas sexualmente transmissíveis, a exemplo de Hepatites Virais B e C e Sífilis, se intensificam. Por isso, é fundamental que os usuários se previnam e usem preservativos”, informou Thaisa.

Nesta semana, além das Salas de Espera, as equipes do NASF realizaram a entrega de preservativos e palestras para grupos em empresas.