Crianças de seis a 11 meses devem receber a dose zero da vacina; todas as unidades de saúde do município receberam as doses do medicamento

Seguindo o calendário vacinal do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa alerta aos pais de crianças na faixa etária de seis meses até 11 meses e 29 dias, para a vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola. A dose zero da vacina triviral está disponível em todos os postos de saúde do município, de segunda à sexta-feira, de 7 às 17 horas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a prevenção é de extrema importância evitar doenças e suas diversas complicações, como a hospitalização e, até mesmo, a mortalidade. “Hoje o município conta com 1.058 crianças que são público alvo da iniciativa”.

A dose será registrada no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), como forma de intensificar o registro, porém é importante a apresentação do cartão de vacina.

Marlene Fialho lembrou que a recomendação da vacina triviral nessa faixa etária se deve a maior probabilidade de contágio. “A intensificação nesse momento é somente para esse público, mas vale ressaltar que todas as faixas etárias devem ter uma ou duas doses da vacina conforme a sua idade; até 29 anos duas doses e de 30 a 49 anos uma dose única”, explicou.

A coordenadora ainda orientou aos que não conseguirem resgatar o histórico vacinal por perda do cartão. “Essas pessoas devem receber a vacina da rotina. Não temos dose em excesso, portanto até a chegada da nova rotina, é importante que façamos avaliações dos adultos para saber sobre sua história vacinal. Quem já recebeu a dose da vacina, independente do tempo transcorrido, está imunizado”, completou Marlene.

Outra preocupação da Secretaria de Saúde de Barra Mansa se refere à relação as pessoas que planejam viajar para os locais onde há surto dessas doenças. “A vacina triviral só garante proteção 15 dias após receber a medicação, portanto se tomar a dose e viajar antes desse prazo estará exposto do mesmo jeito”, concluiu Marlene.