Em função da pandemia, formação continuada está sendo realizada de forma virtual

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e em parceria com o Cempes (Centro de Medicina e Projetos Especiais), realizou nesta sexta-feira (09), a segunda edição do projeto de formação continuada para os colaboradores que atuam no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Estação Viver, Centro de Atenção Psicossocial Estação Mental, Centro de Atenção Psicossocial Espaço Reviver e Serviços Residenciais Terapêuticos. Por causa da crise sanitária do Coronavírus, o encontro ocorreu de forma virtual.

A proposta, realizada no município pela primeira vez, visa o aperfeiçoamento das habilidades, bem como a construção de políticas públicas efetivas no campo do cuidado psicossocial e da inclusão.

De acordo com a coordenadora do Programa, Maria Elvira da Cunha Franco Dias, a meta é a construção de conhecimento dos profissionais e, consequentemente, melhorar a assistência aos usuários. “O objetivo é qualificar os atendimentos realizados, beneficiando diretamente os nossos pacientes. Um projeto de qualificação é de enorme relevância no momento atual, onde a pandemia da Covid-19 restringe os contatos sociais e impacta sobre a nossa afetividade, abraços e bons encontros. Isso agrava os transtornos psicossociais e aumenta a procura por atendimentos de apoio psicológico e social. A proposta de formação continuada está prevista para acontecer mensalmente ao longo de 2021, abordando temas do cotidiano dos dispositivos de atendimento, como as crises, a dependência de drogas lícitas e ilícitas, a escuta qualificada dos pacientes e os cuidados com os usuários e profissionais”, destacou.

O Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas foi instituído no município em 1999 e é responsável pelo cuidado, tratamento de pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilitam de viver e realizar seus projetos de vida. São pessoas que apresentam transtornos mentais severos e/ou persistentes, como: esquizofrênicos, psicóticos, autistas, neuróticos graves e pessoas com sofrimento/adoecimento pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas.