Mês tem como objetivo promover a prevenção ao suicídio

Na manhã desta quinta-feira, 16, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, e em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança, realizou a palestra ‘Saúde Emocional e Prevenção ao Suicídio’, em alusão à campanha Setembro Amarelo. O evento aconteceu na sala de ensaios da Orquestra Sinfônica no Parque da Cidade e foi ministrado pelo psicólogo José Roberto Machado de Souza.

A palestra contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima, do secretário de Ordem Pública, William Pereira, do comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, do Comandante do Tiro de Guerra, 1° Sargento Leandro Furtado, da presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Regina Dornas, do secretário de Finanças, Leonardo Ramos, do vereador Eduardo Pimentel, do 1° secretário do Conselho Comunitário de Segurança e diretor da Aciap, Roberto Wagner de Souza, e da gerente de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Comunitário de Segurança, Deviane Costa.

Durante o evento, foram homenageadas figuras importantes em reconhecimento às suas contribuições para o avanço da segurança pública na cidade. Entre os honrados, estão os empresários Vivaldo Moreira Ramos e José Henrique Bernardo, que contribuíram com a reestruturação do CESP (Centro Estratégico de Segurança Pública), localizado no Centro.

A vice-prefeita Fátima Lima agradeceu a presença de todos em nome do prefeito Rodrigo Drable e falou sobre a importância da palestra. “Como poder público, nós temos a preocupação de cuidar dos nossos profissionais e das pessoas à nossa volta. Estamos aqui para trazer uma palavra de esperança, de companheirismo, e para trazer informações necessárias dentro do mês de setembro amarelo. Tenho certeza que essa palestra será de grande proveito e nós vamos aprender para poder ajudar a quem precisa”.

Fátima ainda falou sobre a perda de pessoas importantes neste mês. “Estamos tristes porque exatamente no mês da prevenção, nós perdemos muitos amigos, vidas preciosas que não tiveram como vencer essa dor. Desejamos que as famílias sejam acolhidas e que nós possamos sempre estender nossa mão para aqueles que passam por depressão e outras doenças e que cogitam o suicídio. Devemos lembrar que essa dor precisa ser encarada, tratada e que tem cura”, completou.

Segundo o secretário de Ordem Pública, William Pereira, há uma preocupação séria em relação ao acolhimento dos munícipes. “Nós temos uma responsabilidade muito grande de gerar segurança para todos e vemos a importância de nos reunirmos para trazer um pouco mais de acalento, de tranquilidade, de ouvir um profissional da área de saúde e falar sobre prevenção ao suicídio. Começamos a desenvolver esse trabalho em regiões carentes do município e hoje nós estamos aqui com a oportunidade de contribuir um pouco com os presentes”.

O palestrante do evento, o psicólogo José Roberto Machado de Souza, falou sobre as ações de prevenção.  “Temos a campanha contra o suicídio que não fazemos só no mês de setembro, e sim durante todo o ano, onde trazemos conscientização e informação sobre os diversos tipos de doenças que de certa forma levam as pessoas a cometerem suicídio. Além disso, apresentamos como é o processo que as pessoas enfrentam quando estão lidando com essas doenças”.

O empresário Vivaldo Moreira agradeceu a homenagem e falou sobre as opções de ajuda no município. “Em Barra Mansa nós temos uma unidade do Centro de Valorização da Vida, o CVV, que sempre precisa de voluntários para fazer o atendimento às pessoas que sofrem de depressão e têm pensamentos suicidas. Além disso, há casas de repouso no município que, apesar das visitas estarem restritas no momento devido à pandemia da Covid-19, há a necessidade de se trabalhar com acolhimento, escuta e amor”.