Agentes analisam as condições de desenvolvimento de atividade pecuária na fazenda para a concessão de licenciamento ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, por meio das Gerências de Unidades de Conservação e Recursos Hídricos e de Licenciamento Ambiental, realizou na manhã desta quinta-feira (25), vistoria em uma fazenda particular, situada na Área de Proteção do entorno da Floresta da Cicuta. A ação teve a finalidade de verificar as práticas que a fazenda vem desenvolvendo a criação de gado.

De acordo com o Secretario da Pasta, Vinícius Azevedo, as concessões de licenças em áreas de proteção ambiental requer uma série de medidas que devem ser seguidas pelo empreendedor com a finalidade de manter a qualidade do ambiente na área de atuação e a qualidade de vida dos habitantes da região. “Todos os empreendimentos ou atividades com potenciais ou efetivos impactos ambientais, para a saúde humana ou para o bem- estar dos habitantes locais precisam ser licenciados, levando em conta o potencial poluidor degradador e o porte da atividade”, destacou.

Segundo análise do gerente de Conservação de Unidades, Douglas Muniz, e do gerente de Licenciamento Ambiental,Rodrigo Viana, é necessário atenção quando se trata da concessão de licença ambiental para o desenvolvimento de atividades, mas quando se refere à atividade agropecuário os cuidados precisam ser redobrados, em função do excessivo consumo de recursos naturais exigidos pela criação de gado.

A criação de gado provoca a emissões de gases devido à grande devastação que ocorre para abrir o espaço de pastagem, ao cultivo de grãos para alimentar as criações, aos gastos exorbitantes de água para manter essa produção, à emissão de metano pelos animais, entre outros fatores. Há ainda um elevado consumo de água e a preocupação com o desmatamento para a criação de áreas de pastagens.

– Todos esses fatores são analisados pela Secretaria para conceder a licença. Vale destacar que o documento tem validade. Assim é possível acompanhar de perto eventuais degradações ambientais que possam vir a afetar conservação de florestas, animais e do ambiente como um todo – concluíram os gerentes.

A solicitação de licença ambiental pode ser realizada presencialmente, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, no 4º andar da Prefeitura, pelo telefone (24) 2106-3408 ou ainda pelo email: [email protected]