Tilápias estão removidas para o Parque de Saudade e o Horto Florestal. Peixes grandes serão transformados em filé e doados a famílias carentes

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa iniciaram na manhã desta segunda-feira (27), a remoção de peixes dos lagos localizados no interior do Parque Natural Municipal Centenário, popularmente conhecido como Jardim das Preguiças, no Centro. A iniciativa faz parte da operação de limpeza que será realizada no local.

Os peixes da espécie tilápias estão sendo encaminhados paras os Parques Natural Municipal de Saudade e Roberto Firmino de Castro, o Horto Florestal do bairro Água Comprida. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, a previsão é de que o processo de limpeza e o retorno dos peixes aos lagos sejam concluídos até o dia 10 de maio.

– Ao longo do ano, a Secretaria realiza rotineiramente a baixa dos lagos em 20 centímetros e, na sequência, faz a reposição da água. Este trabalho, até então, estava mantendo a qualidade da água. Porém, o excesso de lama acumulado no fundo do lago está começando a produzir um determinado odor. Então, estamos aproveitando esse período em que a unidade está fechada ao público em função da quarentena do coronavírus para fazer a limpeza total dos lagos do parque – destacou.

O gerente de Unidade de Conservação e Recursos Hídricos, Douglas Muniz, disse que a limpeza se faz necessária para a melhoria da qualidade da água, que ao longo dos anos se torna escura devido às folhagens que caem das árvores e se acumulam nas profundezas do lago.

DOAÇÃO – A estimativa da Secretaria de Meio Ambiente é de que existam em torno de mil tilápias nos dois lagos. “Firmamos parceria com o Natanael Pescados e vamos encaminhar os peixes maiores para que sejam transformados em filé e congelados. A intenção é encaminhar para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos com a finalidade de doação às famílias carentes”, concluiu Douglas Muniz.