Ação faz parte do programa ‘Barra Mansa Mais Verde’, que visa restauração e o reflorestamento de áreas do município

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa deu sequência ao plantio de mudas nativas e frutíferas da Mata Atlântica no município. Dessa vez, a iniciativa foi em parceria com a Associação de Moradores do bairro São Francisco e contemplou o campo de futebol do local, na manhã desta quarta-feira, dia 02. A ação faz parte do programa ‘Barra Mansa Mais Verde’, que visa restauração e o reflorestamento de áreas da cidade.
De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, em 2021, aproximadamente sete mil mudas foram plantadas/doadas em diversas regiões do município. Para 2022, a expectativa é de alcançar dez mil. Entre as espécies plantadas estão ipê roxo, branco e amarelo, sapucaia, jacarandá mimoso, pau-d’alho, pau-formiga, jacaré e ferro.
Segundo o coordenador do reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente, Gilson de Assis, os números alcançados em 2021 não seriam alcançados sem a preocupação do prefeito Rodrigo Drable com a arborização municipal.
“Nosso trabalho, além de deixar a cidade mais bonita, ajuda no reflorestamento, no equilíbrio climático e na proteção das nascentes dos rios. Há muitos anos não se via Barra Mansa tão bem cuidada como está agora e isso só tem acontecido graças à gestão do nosso prefeito”, destacou Gilson.
O presidente da Associação de Moradores do bairro São Francisco, Renatinho do Vilázio, se disse animado com a ação. “Nossa comunidade se sente lisonjeada por receber o sistema de plantio. A área verde desse campo é muito importante para nós do bairro e acho que isso vai servir para as outras gerações lembrarem deste momento. Agradeço a Prefeitura e ao Meio Ambiente por proporcionar essa ação para nós”, afirmou Renatinho.
O morador José Arnaldo Aguilar Silva, participou da iniciativa e falou sobre a necessidade de se preocupar com a natureza. “Atualmente, só temos visto desmatamentos e é raro presenciar momentos que promovem o cuidado com o meio ambiente. Por isso, me coloquei à disposição para colaborar com essa ação tão importante que só traz benefícios ao nosso meio ambiente e aos moradores também”, disse o morador.

DISQUE MUDA
Para solicitar a doação das mudas, basta entrar em contato com a Secretaria através dos telefones (24) 2106-3408/ 99923-7641, das 8h às 16h; ou pelo link https://bit.ly/3uf445k, disponibilizado no site barramansa.rj.gov.br.
É necessário que o proprietário do imóvel interessado nas mudas apresente carta de intenção devidamente preenchida e assinada com cópia de documento que comprove a titularidade do terreno. Também precisa se comprometer com a manutenção e conservação do plantio.