Ação foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Cândido Silva, no bairro Getúlio Vargas

Na manhã deste sábado, 30, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa realizou uma ação de plantio de 300 mudas nativas da Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental (APA) Cândido Silva, no bairro Getúlio Vargas. A iniciativa foi também um reencontro de 30 anos entre professores e ex-alunos do colégio Marcello Drable, que funcionou por um período no anexo ao extinto (IMOR) Instituto Metodista Orlando Rossi.

O prefeito Rodrigo Drable prestigiou o evento e afirmou que é fundamental promover eventos que contribuem positivamente com o meio ambiente. “Seria muito bacana se todos os encontros fossem como esse, que deixa uma marca positiva para o futuro. Essa é uma área difícil de ser mantida, tem entulhos que constantemente nós combatemos, então se conseguirmos fazer eventos como esse e divulgar, tenho certeza que no futuro nós vamos ter uma área diferente para os nossos filhos”, completou.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Azevedo, a ação é parte do programa ‘Barra Mansa Mais Verde’, que visa a restauração e o reflorestamento de áreas do município. “Nossa cidade está em 17ª no ranking do ICMS Ecológico RJ, isso é reflexo das práticas ambientais e de projetos que nós depositamos energia. Agora estamos ampliando a APA Cândido Silva, que é uma Unidade de Conservação (UC), e logo após o plantio a nossa intenção é manter a área limpa e adicionar algumas placas que indiquem que o local está inserido na UC”, disse Vinicius.

O secretário informou ainda que a Secretaria disponibiliza à população um termo de solicitação para plantio de muda de árvore do Bioma Mata Atlântica em pontos do município, através do link: https://bityli.com/1otJl1. “Criamos essa plataforma para que o cidadão faça seu pedido e nos mostre o local. Em seguida, iremos programar o plantio”, concluiu.

A mãe do prefeito, Glaucia Drable, que lecionava aos ex-alunos a disciplina de Português, afirmou que a iniciativa é uma forma de reconhecimento e valorização do professor. “A ideia do plantio partiu deles e eu acredito que reforça a importância do educador na vida dos adolescentes. É gratificante ter feito um trabalho que marcou a vida de tantos e que continua a impactar mesmo após 30 anos. É ótimo ver que todos estão bem e que formaram suas famílias”.

A ex-aluna da turma, Érica Dutra, contou como se sentiu com a experiência. “Estou muito emocionada e feliz por essa oportunidade, está sendo incrível reencontrar a todos que marcaram nossas vidas. Nós nunca esquecemos nossos professores e nem amigos tão queridos que tivemos a sorte de conhecer”.