Entre as ações, houve a troca de óleo por uma muda de planta na Praça da Matriz e a palestra ministrada no UBM pelo secretário Vinícius Azevedo

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou atividades em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, dia 22. As ações tiveram o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação dos rios e consumo consciente da água.
Entre as atividades, aconteceu na Praça da Matriz a troca de um litro de óleo por uma muda de uma árvore. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) foi parceiro no evento.
“Disponibilizamos 12 espécies diferentes de árvores, entre elas os ipês amarelo, roxo e branco; enquanto o Saae realiza a coleta do óleo. É uma ação que busca conscientizar os moradores em relação à reciclagem e preservação. Lembrando que possuímos um programa de doações de mudas chamado ‘Disk Mudas’, que vem arborizando e reflorestando toda a cidade”, explicou o coordenador do reflorestamento, Gilson de Assis.
Palestra
Logo após o evento na praça, o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, realizou uma palestra para os alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Formado em Engenharia Ambiental, ele abordou o tema ‘Ciclo Hidrológico’, destacando a importância da preservação dos rios.
“ Esse ano queríamos comemorar o dia da água diferente, e falar para o público mais jovem é uma ótima maneira de garantir que os recursos naturais sejam tratados com a devida importância. Estamos muito satisfeitos com essa oportunidade para transferir conhecimento para as gerações futuras”, explicou o Vinícius.
A coordenadora do Ensino Médio, Luzmarina Alberice, se disse honrada com a presença do secretário Vinícius que, quando jovem, foi aluno da instituição. “Penso que temos que dar ênfase ao processo de conscientização dos alunos na preservação dos recursos hídricos, pois a maioria das escolas usam esse tema para um pequeno projeto ou uma palestra e não dão continuidade ao trabalho de conscientização. Fica mais como um evento do que como um programa para habilitar nossos alunos”, concluiu.

FOTOS: Paulo Dimas