Setor foi criado visando oferecer um panorama sobre receitas, arrecadações, despesas, entre outros

 

A Secretaria de Finanças de Barra Mansa vem modernizando processos e serviços para oferecer informações de forma prática e democrática à população. Uma dessas melhorias é a Governança da Informação, uma área criada para possibilitar maior controle dos indicadores de desempenho, aumentando a transparência e eficiência, dando números concretos para a comunidade.

Através da Governança da Informação, são divulgados os indicadores de desempenho que formam um panorama das ações e situação do município. Eles envolvem a receita mensal do município, arrecadação de impostos (como ISS e IPTU), despesas do Executivo, performance de servidores, entre outros.

A Governança da Informação é ligada diretamente ao secretário de Finanças Leonardo Ramos. “É uma área de suma importância para a divulgação de informações ao público interno e externo, dando transparência em determinados itens de desempenho que antes não eram conhecidos. Queremos garantir o uso inteligente e responsável do dinheiro público. Nosso objetivo é ser respeitoso com a sociedade, fazendo todo esse trabalho de forma criteriosa. A população tem que saber, até mesmo para poder cobrar posteriormente”, explica o secretário.

Atualmente, a Secretaria de Finanças realiza, de forma pontual, a divulgação semanal das receitas ligadas à Covid-19 e do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM). Também são promovidos encontros mensais com as associações e entidades, onde é apresentando o desempenho dos indicadores. “Não tem confidencialidade, por se tratar de dados públicos. Qualquer um vai ter acesso. Essa área tem a missão de informar, de equalizar conhecimentos, de padronizar conceitos”, reitera.

A previsão é que o serviço seja ampliado e que todas as ferramentas de Governança da Informação estejam disponíveis no site da prefeitura (http://www.barramansa.rj.gov.br) em até três meses.  “Quero ir além, fazer muito mais do que simplesmente dar informações semanais sobre determinado gasto. Eu quero ampliar o leque de informações para a sociedade, atendendo os requisitos de transparência, respeitando os munícipes. Não se pode fazer uso indiscriminado daquilo que não é nosso. Esse dinheiro é de Barra Mansa. Temos por obrigação dar essas informações“, concluiu.