Atividade aconteceu nesta sexta-feira, dia 29, no auditório da Apae

Cerca de 60 projetos desenvolvidos pelos alunos do 1° ao 9° ano, da rede  municipal de educação de Barra Mansa foram expostos nesta sexta-feira, 29, durante a realização da 4ª Mostra de Robótica Educacional. A exposição foi realizada no auditório da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e contou com a presença de nove escolas do município.

Nesta edição a novidade ficou por conta da participação, pela primeira vez, dos estudantes na competição de plataformas, onde  equipes disputaram medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar.

O secretário de Educação de Barra Mansa, Fernando Vitorino, esteve presente no evento e disse ter se surpreendido com os projetos desenvolvidos e com o engajamento dos profissionais para realizar um mostra de qualidade. “Essa é a culminância de um trabalho realizado pelos nossos profissionais com foco na automatização e inovação. São projetos desenvolvidos nas escolas por implementadores capacitados. Isso é extremamente importante para estimular os estudantes a participarem de maneira efetiva da construção de algo real e transformador. Nosso objetivo é sempre buscar o estimulo para iniciativas pessoais e também pedagógicas”, citou.

Fernando ainda contou uma novidade. “Na próxima semana teremos uma reunião com representantes da Oracle do Brasil, uma empresa que tem diferentes atuações no âmbito mundial, voltados à ciência da computação, inovação e sistemas, onde pretendemos estimular ainda mais o desenvolvimento da robótica e inovação nas escolas”, completou.

AS professoras Michelle Rezende, Juliana Assis e Marília Ávila são as responsáveis pelo projeto no município. De acordo com Michelle, 15 escolas participam das atividades de robótica e a intenção é que o próximo ano esse serviço seja ampliado na rede. “Desde quando iniciamos o projeto no município notamos um grande crescimento e adesão, tanto dos professores, quanto dos alunos. O resultado desse engajamento pode ser visto através dos trabalhos que estão expostos. Nosso intuito é que no ano que vem participemos na Olimpíada Brasileira de Robótica, não apenas com trabalhos teóricos, como nos anos anteriores, mas também com o prático. Hoje estamos confiantes e preparados para isso”, comemorou.

O aluno do 4° ano do CIEP 054, na Vila Maria, João Gusmão, de nove anos, foi um dos participantes da competição. Ele, juntamente com sua equipe, criou um carrinho de pilha que funciona a base de luz. “Foi muito bom desenvolver esse projeto, principalmente porque tem um pouco de cada um da equipe aqui. Não foi fácil, tivemos que estudar muito para conseguir esse resultado. É uma satisfação ver que deu certo”, expressou.