Durante as aulas será demonstrado como a música pode influenciar o desenvolvimento de uma criança no processo educacional

A Secretaria de Educação de Barra Mansa inova mais uma vez e realiza até o mês de novembro o curso “Mix potencial: neurociência e musicalidade – letramento e numeracia dos anos iniciais do Ensino Fundamental”. A iniciativa, voltada diretamente para os professores e orientadores, com foco nas séries iniciais, busca utilizar a música como ferramenta de aprendizagem, revolucionando o processo de retenção de conhecimento no Ensino Fundamental.

Conforme explicou o secretário da Pasta, Marcus Barros, as aulas ministradas pela doutora em Educação Matemática pela PUC/SP, Herica Cambraia Gomes, tiveram início dia 30 de junho. “Estamos honrados em ofertar o curso para os nossos professores e orientadores do 1° ao 5º Ano, principalmente pelo município ter a música como uma vocação já referenciada na educação. É por isso que Barra Mansa tem a primeira escola vocacionada à música do Brasil, que funciona no CIEP 485 Professor João Batista de Barros, no bairro Bom Pastor, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. E o Projeto Música nas Escolas, que é reconhecido nacional e  internacionalmente e com foco no desenvolvimento musical dos alunos da rede municipal de ensino”, destacou.

Herica Cambraia Gomes também é orientadora pedagógica da rede municipal de ensino. Ela explicou que as aulas têm a finalidade de promover, por meio de fundamento teórico e análises práticas, a aplicabilidade da música na oralidade, leitura, escrita e cálculo matemático. “Estamos trabalhando com três metas: traçar um diagnóstico ainda neste mês de julho acerca da aplicabilidade da música na oralidade, leitura, escrita e cálculo matemático; caracterizar os elementos da musicalidade voltados ao estímulo das habilidades dos alunos que ainda não foram desenvolvidas e no fim do período letivo de 2022, fazer uma nova avaliação de todo o processo. Também temos o intuito de, logo no início de 2023, traçar comparativos entre os alunos que receberam os estímulos musicais e aqueles que não tiveram contato com o procedimento”, detalhou.

A formatação teórica do curso é embasada no processo básico de aprendizagem: atenção, memória e controle inibitório. Já a musicalidade é fundamentada na escuta atenta, expressão sonora, comunicação rítmica, consciência fonêmica e cálculo mental.

As aulas de curso acontecem sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h, de forma on-line. As inscrições, que foram encerradas no dia 30 de junho, superaram o número de vagas ofertadas. Foram 53 cadastros para 40 vagas.