Iniciativa visa dar continuidade aos cursos de capacitação dos produtores rurais

 

Na manhã desta quarta-feira (16), a prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), mais um curso de capacitação para os produtores rurais da região, desta vez, um curso de tratorista.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o curso foi programado após perceberem uma deficiência na área de tratoristas no município. “Uma das grandes coisas desse curso é a certificação de quem está fazendo. Com o certificado, a pessoa pode prestar um serviço e pode agregar também dentro do seu âmbito de trabalho. O agronegócio tem movimentado fortemente o nosso país e nós temos que fomentar cada vez mais, fortalecer cada vez mais e dar condições aos produtores rurais do município. O agro tem feito uma enorme diferença na balança comercial do país”, afirmou.

O curso foi realizado na Fazenda Cafarnaum, na propriedade do produtor José Roberto Meirelles e contou com a presença de mais produtores interessados em ampliar seus conhecimentos.

O engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Leandro Amado, explicou o funcionamento do curso. “Este curso foi planejado para 20 alunos, mas em função da pandemia, estamos fazendo com dez e seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 para que tudo possa fluir bem. As aulas são 70% práticas e 30% teóricas. Tudo o que o agricultor vende e gera uma nota fiscal, uma parte é imposto e outra parte desse imposto retorna para eles na forma de cursos. Nosso intuito é melhorar a qualidade operacional dos tratoristas formados pelo Senar, aumentando a capacidade, o conhecimento, a produção e a produtividade de todos que querem participar”, relatou.

Juliana Viana, mobilizadora do Sindicato Rural de Barra Mansa, esteve presente na aula. “O Beleza teve a ideia de criar uma sequência de cursos, eventos e ações voltados para a área rural e entrou em contato comigo. Fizemos uma reunião, listamos o que vimos que era mais importante e tinha mais necessidade para a região e fizemos essa sequência. É importante, pois habilita o trabalhador de área rural e faz com que ele tenha o certificado do Senar, que possibilita atuar no campo e em todo território nacional”, concluiu.