Ação possibilita que os profissionais participem de eventos, que promovem crescimento e fortalecimento do setor

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa se reuniu com representantes de coletivos de artesanato nesta semana. Além de realizar o cadastramento desses grupos, durante o encontro foram traçados regulamentos e metas para atuação desses profissionais. Assim, eles poderão participar de ações conjuntas promovidas na cidade e em outros municípios.

Os coletivos se constituem em uma rede de profissionais para realização de feiras e ações que fortaleçam e valorizem o artesanato popular local. Até o momento, há quatro grupos já cadastrados na Secretaria, sendo eles: Borogodó, Girassóis, Vivendo de Arte e Cia do Artesanato. Cada um pode conter até 30 artesãos, com trabalhos diversificados.

De acordo com a gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bhella Santos, esse é um momento de extrema importância para a cidade. “A visão do coletivo é estruturar grupos de artesanato no município e dar mais visibilidade para a economia criativa. Os artesãos poderão contar com um calendário de feiras organizado entre eles e a prefeitura”.

Bhella ainda falou sobre a criação de diretrizes. “Os artesãos terão total liberdade na condução de seus coletivos. A prefeitura já capacitou esses grupos e agora precisamos deixar que voem e levem o nome do município onde estiverem. Temos ainda algumas feiras independentes, com um vasto número de grandes artesãos que é o caso da Feira Criativa.”.

A representante do coletivo Borogodó, Michele Cristina Santos, se mostrou entusiasmada com a possibilidade de novas oportunidades. “A gente vai conseguir representar o artesanato de Barra Mansa de uma forma que nunca aconteceu antes, dessa vez de um jeito independente. O coletivo vai expandir muito nosso campo de ação, mostrar nosso trabalho e divulgar o artesanato de Barra Mansa”, comentou.

Interessados em registrar seus coletivos, podem comparecer à Secretaria de Desenvolvimento, na sede da prefeitura, para efetuar o cadastro. Para isso, é necessário que o responsável já tenha sua carteirinha do artesão. No próximo mês, novos 150 documentos serão entregues aos moradores de Barra Mansa.