Objetivo é garantir o bom funcionamento do equipamento

 

Nesta sexta-feira, 06, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) realizou a substituição do captador do ETA Nova (Estação de Tratamento de Água), no bairro Roberto Silveira. O objetivo é garantir que o material continue com o pré-tratamento da água e que o fluxo captado chegue para finalização do procedimento nas duas principais estações da autarquia.

A peça instalada dentro do rio Paraíba tem como função iniciar o tratamento da água e evitar que materiais grosseiros como folhas, pedaços de madeira, lixo, plantas aquáticas e outros cheguem ao poço de bombeamento. A necessidade desta substituição se deve ao total comprometimento da peça existente, instalada desde 1992. Ao longo destes anos o material entrou em processo de corrosão, danificando a estrutura e abrindo buracos nas chapas, que alteram a qualidade de água captada.

O coordenador administrativo e financeiro do Saae, José Geraldo Mattea, falou sobre a importância da substituição do equipamento. “Com a proximidade do período de chuvas, o problema poderia se agravar de forma acentuada, já que a quantidade de material sobrenadante no rio aumenta. Além disso, havia também o risco de ruptura da base, inviabilizando a captação para as ETAs Nova e São Sebastião, o que significaria a interrupção do abastecimento de água potável para aproximadamente 80% da população do município”, revelou.

 

Saae-BM realiza ação alusiva ao Dia dos Pais

 

Ainda nesta sexta-feira, em comemoração ao Dia dos Pais, celebrado no domingo, 08, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa homenageou seus funcionários com um momento de oração e a entrega de copos personalizados em alusão ao tema. Além de celebrar a data, a ideia do utensílio é evitar o uso excessivo de copos descartáveis na autarquia.

O gerente de Resíduos Sólidos, Vinicius de Morais, falou sobre a importância de celebrar a data no local de trabalho. “É uma data que tem que ser valorizada, os pais muitas vezes vem trabalhar e deixa os filhos em casa e acaba não podendo aproveitar seu tempo com eles, então é legal ter esse reconhecimento e essa confraternização”.