Mês é dedicado à prevenção ao suicídio

Nesta quinta-feira, 09, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) promoveu mais uma ação em referência ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. O encontro teve o objetivo de conscientizar os funcionários a respeito do tema, além de informar suas principais causas, fatores de risco e formas de precaução. A palestra foi ministrada pelo psicólogo do NASF-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), Thiago Pedro Monteiro.

O gerente de Planejamento do Saae-BM, Carlos André, falou das ações já promovidas. “Além do encontro com o psicólogo hoje, estamos fazendo algumas sessões de terapia com os funcionários e realizando o acompanhamento. Essa palestra dá continuidade a uma série de eventos que valorizam o profissional e o nosso serviço”.

O psicólogo do NASF-AB, Thiago Pedro Monteiro, falou sobre a importância da prevenção contra o suicídio. “O mês de setembro pode ser uma forma para deixarmos de ver o suicídio como um tabu. É difícil saber o que o outro está passando, quais são seus problemas e seus pensamentos, e através do diálogo podemos saber o caminho para ajudar”, acrescentou.

Thiago informou alguns sinais de alerta e opções de tratamento. “Existem alguns indicativos que demonstram que a pessoa não está bem e requer cuidados, como mudança de comportamento, isolamento, falas depreciativas e outros pequenos sinais. Como muitos casos estão associados a algum transtorno mental, é importante a pessoa fazer acompanhamento psicológico para prevenir. O número 188 da CVV (Centro de Valorização a Vida) oferece ajuda, quem atende são pessoas treinadas justamente para dar essa escuta inicial tão necessária para pessoas que estão com esses pensamentos”, revelou.

A funcionária de Relações Públicas da autarquia, Elisangela Jesus, falou sobre outros trabalhos durante este mês. “A ação de hoje oferece oportunidade de entender mais sobre o assunto. Estaremos durante esse mês de setembro promovendo o alerta a saúde dos servidores e disponibilizando ajuda profissional para aqueles que precisam”.

Fotos: Chico de Assis