Mês é dedicado à prevenção ao suicídio

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) promoveu nesta quinta-feira, 02, uma palestra em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. O objetivo foi conscientizar os funcionários a respeito do tema, além de informar suas principais causas, fatores de risco e formas de precaução. A palestra foi ministrada pela psicóloga do NASF-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), Fernanda Carvalho.

O gerente de Planejamento do Saae-BM, Carlos André, afirmou que ações como essa trazem sempre resultados positivos.  “Essa palestra dá continuidade a uma série de eventos que valorizam o profissional e o nosso serviço. Não é perda de tempo e nem bobagem, é um ganho que nós temos no serviço público. A psicóloga não só está fazendo essa palestra hoje, mas também realizará um acompanhamento e algumas sessões de terapia com funcionários que se interessem”.

A psicóloga do NASF-AB, Fernanda Carvalho, falou sobre a palestra. “Prevenir o suicídio é um tema complexo, mas necessário. Apresentei aos funcionários algumas causas, seja transtornos mentais, depressão, álcool e drogas, esquizofrenia ou situações em que a pessoa não consegue ver solução. Na verdade, o indivíduo não quer acabar com a vida, mas sim com a dor”, acrescentou.

Fernanda informou alguns sinais de alerta e opções de tratamento.  “Há alguns indícios como mudança de comportamento, isolamento, falas depreciativas e outros pequenos sinais que mostram que a pessoa não está bem e precisamos ficar atentos. Como muitos casos estão associados a algum transtorno mental, é importante a pessoa fazer acompanhamento psicológico para prevenir. O número 188 da CVV (Centro de Valorização a Vida) oferece ajuda, quem atende são pessoas treinadas justamente para dar essa escuta inicial tão necessária para pessoas que estão com esses pensamentos”, revelou.

A funcionária de Relações Públicas da autarquia, Elisangela Jesus, falou sobre outros trabalhos durante este mês. “A autarquia está sempre atenta em promover a saúde aos servidores e conhecimentos de como lidar em situações como essa. Essa ação se estenderá durante setembro, nós vamos ter um próximo evento na semana que vem para garantir que todos os funcionários tenham a oportunidade de entender mais sobre o assunto”.