Procedimento é válido enquanto duraram os estoques; com 96,85% do público-alvo imunizado, residual é de 5,4 mil doses

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde de Barra Mansa ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população, enquanto durarem os estoques da vacina. A medida tem a finalidade de ampliar a medida de prevenção à doença e evitar o desperdício de doses que não foram utilizadas pelo público-alvo.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vacinação, Marlene Fialho, durante toda a campanha, a Secretaria de Saúde trabalhou com um público-alvo de 48,456 mil pessoas dos grupos prioritários e com a meta de vacinar 90% deste total. “Fomos além e atingimos 46,832 pessoas, o que representa uma cobertura de 96.85%”, enumerou Marlene.

O residual das doses, algo em torno de 5,4 mil doses foi destinado as 49 Unidades de Saúde do município. Quando o estoque acabar, a vacinação será encerrada. Até o momento não há indícios de que o Ministério da Saúde vai enviar novas doses da vacina para os municípios.

A campanha de vacinação contra a gripe teve como púbico-alvo gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, idosos, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.