Além da instalação de estruturas, também houve orientação aos funcionários

Nesta quinta-feira (09), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou a implantação do sistema de coleta seletiva na Subprefeitura da Região Leste. A meta é retornar os serviços do recolhimento de resíduos orgânicos, alcançando novos lugares que sejam grandes geradores de lixo.

Lixeiras foram instaladas em todas as salas administrativas e contentoras de lixo também foram adicionadas na parte externa. Além disso, os funcionários do pátio e do escritório receberam folhetos e instruções para que consigam separar o material reciclável dos demais.

Marco Chiesse, subprefeito da Região Leste, constatou que a iniciativa é capaz de alterar a qualidade de vida de quem se envolve com este tipo de ação. “Agora que a Subprefeitura está incluída no programa, os funcionários irão depositar seus lixos corretamente, para que assim, tenham a destinação adequada”, alegou Marco.

Todo o material coletado é redirecionado para a Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa (Coopcat), que é responsável pelo sustento econômico de cerca de 40 famílias. Sérgio Antônio da Silva, coordenador da Coleta Seletiva do Saae, afirmou que a sociedade é beneficiada com esta ação. “Quanto mais à gente implanta a coleta seletiva, mais retorno ela nos traz. Tanto na parte ambiental, quanto social e econômica”, afirmou Sérgio.