Autarquia é referência em abastecimento de água no estado do Rio

 No Dia Mundial da Água, 22 de março, o Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) comemora 50 anos de existência. Com sede instalada inicialmente na Rua da Imprensa, no Ano Bom, a autarquia foi projetada para suprir a necessidade da população de água potável, tratada e de qualidade. Com o avançar dos anos, os serviços foram expandidos e direcionados à preservação e sustentabilidade ambiental, com o tratamento de parte do esgoto, a coleta seletiva e de volumosos, a limpeza da cidade e mais recentemente com a pandemia da Covid-19, a sanitização e higienização de vários pontos do município.

O diretor da autarquia, Adilson Rezende, disse da sua satisfação em celebrar a data. “É muito gratificante fazer parte das comemorações de 50 anos do Saae, uma empresa que está presente diariamente na vida da população e que é tão essencial para Barra Mansa. Este é um momento para reconhecer sua importância estrutural e humana, através da valorização dos funcionários, que dedicaram a vida a esse serviço e construíram uma das maiores empresas de tratamento e abastecimento de água da região. O Saae tem um futuro enorme pela frente”.

Com seis Estações de Tratamento de Água em funcionamento: ETA Nova, São Sebastião, Vista Alegre, Colônia, Floriano e Antônio Rocha, e um volume médio de abastecimento/hora de água de 2.340.000,00, o Saae-BM é responsável pelo abastecimento de todo o município, exceto de alguns pontos mais altos da Região Leste. Para sanar este problema, encontra-se em construção um poço artesiano na localidade. Hoje, Barra Mansa compra água do Saae-VR para abastecer essas localidades.

O Saae atende 72 mil imóveis (unidades consumidoras), inclusive os dois condomínios do Minha Casa Minha Vida do Paraíso de Cima e Santa Isabel, inaugurados recentemente. A autarquia dispõe de poços artesianos nos distritos de Nossa Senhora do Amparo, Santa Rita de Cássia, Rialto, Floriano (Vila dos Remédios) e no bairro Moinho de Vento. Suas elevatórias estão localizadas nos bairros São Luiz, Ano Bom, Vila Orlandélia, Santa Rosa, Vila Brígida e Região Leste (São Sebastião).

 

 UM POUCO DA HISTÓRIA DO SAAE

Nestas cinco décadas, o Saae-BM acumula uma trajetória pautada em avanços e desenvolvimento. Basta analisar a história para comprovar esse dado. A primeira estação construída foi a ETA São Sebastião, no Centro, que na década de 70 dava conta de abastecer todo o município. Nos dias atuais, a estação ainda está em atividade e atende o Centro, parte do Verbo Divino e do Ano Bom, Estamparia, Roberto Silveira, Santa Rosa, Monte Cristo, Jardim América.

Com o crescimento populacional e a necessidade de expansão dos serviços de fornecimento de água e esgoto foi construída a ETA Nova, em 1990. A unidade instalada ao lado do Parque da Cidade é responsável pelo abastecimento dos bairros: Abelhas II, Ano Bom, Bocainha, Boa Sorte, Bom Pastor, Cantagalo, Cotiara, Getúlio Vargas, Goiabal, Jardim Alice, Jardim Boa Vista, Jardim Central, Jardim Monique, Jardim Primavera, Jardim Roselândia, Km 04, Loteamento Entanha, Loteamento Harmonia, Loteamento Jardim Marilu, Loteamento Santa Lúcia, Loteamento Santa Maria I, II e III, Loteamento  São Paulo, Loteamento São Vicente, Loteamento Sofia, Morada da Colonia I e II, Morada do Vale, Morada Verde, Nossa Senhora de Fátima, Nova Esperança, Parque Independência, Piteiras, Roselândia, Santa Clara, Santa Isabel, São Domingos, São Francisco de Assis, São Genaro, São Judas Tadeu, São Luiz, São Pedro, São Silvestre, Saudade, Siderlândia, Vila Independência, Vale do Paraíba, Vila Brígida, Vila Coringa, Vila Delgado, Vila Maria, Vila Nova, Vila Orlandélia, Vila Principal, Vila Ursulino, Village do Sol e Vista Alegre.

Nos últimos anos, a autarquia recebeu um salto de qualidade nos serviços disponibilizados à população. O choque de gestão implementado permitiu a otimização de recursos, bem como, a aquisição de veículos, máquinas e equipamentos, a contratação de pessoal, através de concurso público, a concentração de todos os serviços da autarquia na sede da Avenida Homero Leite, em saudade, até inovações no abastecimento de água no município.

Entre as benfeitorias e realizações promovidas pelo Saae-BM, destaque para o serviço de Call Center, que  funciona de segunda à sexta-feira, no horário de 7h às 22h e sábado, domingo e feriados de 6h às 18h. Para entrar em contato basta ligar para o telefone (24) 3512-4333 ou discar 115. Os funcionários estão de prontidão para receber as solicitações e reivindicações da população.