Encontro permitiu troca de informações entre pais e o Executivo, como também  o anúncio de serviços voltados ao público

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, se reuniu com pais e responsáveis dos alunos com autismo da rede de educação, para ouvir suas principais necessidades. O encontro aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (23), no Teatro do CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva . Na ocasião, o chefe do Executivo aproveitou para anunciar grandes novidades, como a criação da Casa Azul, prevista para ser entregue em novembro, a formação de uma junta médica especializada que reavaliará todos os casos e também firmou o compromisso de se reunir com os pais de forma individual, na próxima quarta-feira, dia 28, para ouvi-los sobre suas demandas e, em conjunto, buscar possíveis soluções.

Além de Drable, estiveram compondo a mesa o secretário de Educação de Barra Mansa, Fernando Vitorino, a coordenadora geral do Caps, Maria Elvira da Cunha, e a coordenadora de Educação Especial e diretora do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Sônia Coutinho.

O prefeito Rodrigo Drable explicou que a Casa Azul funcionará no Centro da cidade e o espaço será focado nos atendimentos especializado, de acordo com sua maior procura. “Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, mas o mínimo que pudermos fazer será feito com excelência. Por isso a necessidade de identificar quais são as principais necessidade do público, para que esse atendimento seja o melhor possível”, expressou, completando: “a Casa Azul vai facilitar os atendimento e melhorar a qualidade de vida dos nossos autistas”, considerou.

Drable ainda explicou como será o atendimento aos pais nesta quarta-feira, dia 28. “Estou me comprometendo em dedicar este dia para ouvir cada pai, mãe e responsável que tiver tendo qualquer tipo de dificuldade. Vamos juntos alinhar meios para que possamos resolver o problema. Como cidadão, poderei usar minha influência para agilizar um processo. Como Máquina Pública, me comprometo a melhorar os atendimento”, disse.

Outra novidade foi a formação de uma junta médica, composta por especialistas na área de fonoaudiologia, psiquiatria e psicologia. “Essa é uma proposta para avaliarmos melhor nossos autistas. Precisamos ser cientes de que toda patologia pode ter avanços e é necessário tratamento e medicações adequada para todo e qualquer quadro clínico. Uma equipe multidisciplinar realizará esse diagnóstico para um melhor atendimento”, concluiu Drable.

 Hoje a Rede Municipal de Educação de Barra Mansa atende 105 alunos com autismo, com dois atendimentos educacionais especializado durante a semana.