Evento teve co-produção da IGR-Vale do Café  e debateu estratégias para a retomada do setor no cenário pós-pandemia

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e a vice-prefeita, Fátima Lima, participaram nesta quinta-feira, 26, da primeira edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense, em Vassouras, um dos 15 municípios que integra a região do Vale do Café. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, faz parte do ‘Turismo RJ + Perto’, e teve a finalidade de promover a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Governo com foco no desenvolvimento do setor no contexto do pós-pandemia. Segundo o governador, Claudio Castro, presença marcante no encontro, a projeção é de que o Executivo Estadual invista em torno de R$12 milhões na divulgação dos destinos turísticos fluminense durante a alta temporada.

– A pandemia tem duas tristes faces: a da doença e as suas conseqüências, como o desemprego e a miséria. O turismo foi um dos setores que mais sofreu com a crise sanitária da Covid-19. Por isso, fiz questão de sentar com toda a cadeia produtiva de vários segmentos para dialogar e saber como cada um poderia contribuir com o Estado. E, com trabalho e muitas ações, a atividade econômica voltou a crescer no Rio de Janeiro – lembrou Cláudio Castro.

Durante o Fórum, o governador e o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, assinaram, junto aos prefeitos da Região do Vale do Café, um termo de cooperação técnica para o fomento do artesanato local.

Rodrigo Drable comentou acerca da importância da iniciativa. “É um evento que cria muita expectativa com relação ao fomento à economia gerada pelo segmento turístico na região e em todo o Estado. Tem um viés pouco explorado, mas que pode agregar muito valor a todos os municípios. Neste cenário, Barra Mansa tem feito um enorme esforço para ser inserida no segmento”, destacou.

Fátima Lima ressaltou a força do turismo como fator de geração de empregos e desenvolvimento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Barra Mansa, Bruno Paciello, analisou que com o avanço da vacinação anti-Covid está sendo possível retomar o turismo no Estado, de forma cautelosa e gradativa, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do Coronavírus e suas variantes. “A partir do Fórum surgirão novas demandas e estratégias que viabilizarão a retomada do turismo de forma plena. Estamos alinhados com o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, nas ações que vão chancelar o segmento na nossa região e no Estado, como fonte de renda, oportunidade de novos postos de trabalho e crescimento econômico”.

O Fórum Regional do Turismo Fluminense – edição Vale do Café, teve como co-produtor a IGR (Instância de Governança Vale do Café), que tem como presidente a gerente de turismo da Prefeitura de Barra Mansa, Bhella Santos. “Tivemos a oportunidade de reunir neste evento o trade turístico do Estado, entre agentes de viagem, operadoras e representantes de agências. Os municípios aqui representados expuseram seus produtos, com destaque para a gastronomia e o artesanato”.

OPORTUNIDADES – O presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Florencio de Queiroz Junior, também participou do Fórum e lembrou que o Rio de Janeiro é um dos estados que melhor explora as suas características da geografia. “Fizemos um grande diagnóstico para identificar as novas necessidades do turista, que começa a viajar porque está se sentindo seguro. Muitos, a partir de agora, vão optar pelo turismo ao ar livre. O Rio de Janeiro tem muitas atrações com essa característica. Isso é um fator a ser explorado, que já vem sendo trabalhado pela Secretaria de Turismo. Para o setor, a crise, que foi intensa, virou sinônimo de oportunidade”, afirmou.

A segunda edição do Fórum de Turismo será na Costa do Sol (Região dos Lagos) no fim de setembro. Para o segundo semestre, de acordo com o secretário Tutuca, o foco estará na atração de turistas brasileiros para o Rio de Janeiro. “Uma das campanhas da Setur, intitulada O Rio de Janeiro continua lindo e perto, terá o enfoque nos turistas brasileiros. Para isso, ativaremos  estandes em sete cidades do país, no eixo Sudeste e Centro-Oeste. Vale dizer que são cerca de 11 milhões de turistas domésticos e nossa missão é atrair o maior número deles para o nosso Estado”, concluiu.