Unidade foi totalmente reformada para atender as necessidades de saúde da comunidade; consultório odontológico, antiga reivindicação dos moradores,  foi instalado.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, entrega nesta terça-feira, 7, às 18 horas, a reforma da Unidade Saúde da Família de Santa Rita de Cássia. Inicialmente,  a reinauguração estava prevista para esta segunda-feira, dia 6, mas devido à compromissos do chefe do Executivo no Rio de Janeiro, foi adiada. O imóvel recebeu as adequações necessárias para atender as demandas de consultas médicas, como pré-natal, pediatria e clínica geral, além de atendimento odontológico, exames preventivos, testes de gravidez (TIG) e distribuição de preservativos e contraceptivos.

Segundo informações do secretário de Saúde, Sérgio Gomes, as obras foram iniciadas na gestão passada e paralisadas por problemas relacionados à falta de pagamento a empresa responsável pelos serviços.  A prefeitura entendendo a importância da USF para a comunidade retomou a reforma. “Também investimos em novos equipamentos e mobiliários. O atendimento odontológico era uma solicitação antiga da comunidade, que até então tinha que se deslocar para outras unidades de saúde em busca deste serviço”, detalhou o secretário.

Sérgio Gomes disse ainda que a partir de fevereiro, a USF contará com o prontuário eletrônico. Assim, os dados dos pacientes, como histórico de saúde, medicamentos e exames prescritos poderão ser acessados de qualquer unidade de saúde do município. Os computadores já foram adquiridos e serão entregues ainda neste mês de janeiro.

Localizada na Rua 01, nº 226, a unidade foi dotada de sala de procedimentos, com mesa de curativo e equipamentos para a realização de coleta de exames; recepção com longarinas, ventilador, armário, bebedouro e banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência; quatro consultórios, sendo dois para atendimento clínico, um para ginecologia e um para procedimentos odontológicos. A USF conta ainda com salas de vacinação, esterilização. A equipe profissional é composta por: médica, enfermeira, técnica de enfermagem, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e pediatra.