Durante encontro, prefeito anunciou que irá buscar recursos para o restauro dos objetos de arte; templo irá desenvolver o turismo religioso do município

Na manhã desta sexta-feira (09), o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, juntamente com o bispo Dom Luiz Henrique da Silva Brito, acompanharam o andamento das obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no distrito de mesmo nome. Durante o encontro, Drable anunciou que irá buscar novos recursos junto à Assembleia Legislativa que permitirão o restauro dos objetos de arte.

Acompanharam a visita a vice-prefeita Fátima Lima, o padre da paróquia e coordenador de patrimônio, Márcio Moraes, os secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello, membros da Mitra Diocesana e da prefeitura municipal.

A igreja, datada de 1829, é a segunda mais antiga do município e está passando por serviço completo de recuperação arquitetônica e elétrica, incluindo pintura completa, reforma de esquadrias e escadas e recuperação das estruturas em madeira. O local já recebeu reforço estrutural e reforma do telhado. A parte externa também será revitalizada, com a construção de muros. O serviço é uma realização das secretarias de Planejamento Urbano e de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Fundação Cultura Barra Mansa, com previsão para que seja concluída no prazo de 5 a 6 meses.

O prefeito Rodrigo Drable falou sobre as obras de restauro de um prédio histórico tão importante: “A reforma da igreja era um sonho antigo, que se fazia necessário, não só pela preservação do patrimônio, mas para que a gente desenvolva o turismo religioso em um distrito importante da cidade. O recurso que nós temos vai ser suficiente para a restauração da estrutura física da igreja, contudo faltará dinheiro para fazer o restauro dos objetos de arte. Conversei com o bispo sobre a possibilidade de irmos até o presidente da Assembleia Legislativa para pedir a ajuda financeira dele, que será suficiente para fazer essas intervenções”.

Drable agradeceu ao apoio e parcerias que permitiram que a execução dessa obra fosse possível. “Quero agradecer a quem nos permitiu chegar ao estágio em que estamos. Aqui temos uma emenda do deputado Deley de Oliveira de 650 mil reais, do Luiz Sérgio de 500 mil e uma de 250 mil do Alessandro Molon. Independente da corrente política de cada um, o importante é que nós temos aqui o restauro da igreja, que é um equipamento histórico”.

O bispo Dom Luiz Henrique da Silva Brito destacou o impacto que a restauração da igreja trará para a comunidade e para a identidade do município. “Nós entendemos como um resgate importante da memória religiosa da nossa região. Este templo, tão importante para o povo e sabemos a importância de preservar essa memória. Por isso é fundamental a gente ter essa parceria com o governo municipal e Iphan, para que a gente possa restaurar esse templo e devolvê-lo para a comunidade católica aqui da região. Acredito que a importância não fique só na esfera religiosa. É cultural, um valor importante que a gente está destacando neste momento. É de fundamental importância essa restauração”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello, com a conclusão das obras, a igreja será um vetor de turismo e emprego para a região. “A nossa equipe vem acompanhando constantemente a obra e a gente vê que ela está dentro do cronograma. Este é um dispositivo ícone do distrito e com isso iremos conseguir girar o turismo religioso, que era muito forte Amparo. Estamos com um outro projeto muito forte, que é a restauração de uma rua de pedra próximo à igreja. A finalidade é fomentar o comércio local, o artesanato, gerando emprego e renda a todos de Amparo”.

As obras seguem as determinações e fiscalizações do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que sejam respeitados os contextos arquitetônicos e históricos, não descaracterizando a construção original, em estilo neoclássico. O prédio é tombado como Patrimônio Histórico Estadual.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, explica como está sendo feita a restauração do prédio histórico. “A obra está sendo feita de modo a manter todas as características arquitetônicas originais, desde a parte de pintura, estética do prédio, até a sua fundação, onde foi feito um trabalho moderno de engenharia. Onde não tinha fundação, retiraram todas as pedras originais das laterais, com cuidado, para que fosse colocado concreto para sustentar a igreja que estava se movimentando e foi recomposta de novo, de forma que se manteve a sua originalidade”.

A moradora Ruth José da Silva nasceu em Amparo e tem a sua história ligada à igreja. Foi no templo em que ela se casou e exerceu sua fé por muitos anos. “Maravilhosa essa reforma, vinda em bom tempo, porque estou com mais de 70 anos e fiquei com medo de um dia não ver essa igreja reformada. Para mim é um orgulho e, se Deus quiser, vou frequentar a igreja. Da janela da minha casa consigo ver a obra e estou vendo a igreja renascer”.