Visitas aconteceram em vários bairros do município nesta quarta-feira, incluindo o Pátio de Manobras

 

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, visitou nesta quarta-feira, dia 20, várias obras que estão sendo realizadas no município. Ele esteve acompanhado da vice-prefeita Fátima Lima, dos secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos; Educação, Marcus Barros; Juventude, Esporte e Lazer, Paulo Sandro, dos vereadores Luiz Furlani, Bruno Oliveira, Gustavo Gomes, Pissula e Rayane Braga, e do filho do ex-vereador Paulo da Gráfica, Everton Pezão.

Algo muito aguardado pela população de Barra Mansa são as obras de readequação ferroviária, conhecidas popularmente como Pátio de Manobras. Hoje Rodrigo Drable esteve em dois trechos, sendo o primeiro a ponte na entrada do bairro Roberto Silveira, sobre o Rio Cotiara.

“Essa ponte vai permitir que uma nova avenida seja criada, transpondo o rio e nos levando ao Parque da Cidade. As obras estão avançando e até outubro será concluído o viaduto do Barbará. Em breve as vias estarão prontas, permitindo uma maior mobilidade”, comentou o prefeito, acrescentando que a localidade vai receber uma passarela sobre os trilhos, assegurando a circulação das pessoas.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, reforçou que o Pátio de Manobras já é uma realidade. “Infelizmente, muitas pessoas ainda não acreditam que as obras estão avançando. Como o prefeito falou: em outubro o viaduto será concluído. Já podemos sonhar com novas obras”, adiantou Eros.

Outra obra relacionada à readequação ferroviária envolve o antigo pontilhão ferroviário na Rua Eduardo Junqueira. A linha férrea já está desativada no local e a ponte será adaptada para o tráfego de veículos, criando uma rua que será conectada ao viaduto do Barbará.

“Essa ponte ferroviária vai receber um novo tabuleiro e vai se tornar rodoviária. A Rua Eduardo Junqueira vai ser ampliada e teremos um novo acesso às ruas centrais. Conforme o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), temos até outubro para entregar essa obra”.

Sobre os serviços no local, o supervisor da empresa Concremat – que ganhou a licitação para a realização dos trabalhos – Pedro Henrique Santa Rosa, a concessionária VLI fará a extração do material ferroviário e dará a devida destinação para o mesmo. “Com essa retirada, vamos reiniciar as obras, fazendo toda a parte de fundação que falta, incluindo os blocos, estrutura metálica e a posterior pavimentação”.

Além do Pátio de Manobras, Drable e sua comitiva visitaram outras obras em andamento na cidade:

 

Ponte Vereadora Ruth Coutinho

A conclusão da nova estrutura de acesso ao Fórum de Barra Mansa, na Rua Argemiro de Paula Coutinho, no Centro, está cada dia mais próxima. As obras estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e totalizam um investimento da ordem de R$ 4,8 milhões. Na visita hoje ao local, Rodrigo Drable comentou:

“Desenvolvemos o projeto junto com a Secretaria de Infraestrutura do Estado. O Max Lemos, quando era secretário, fez o compromisso e começou a obra. Teremos uma ponte nova e segura, principalmente para as crianças que transitam pelo local. É muito bom ver uma obra desse porte em fase adiantada. O nosso governador Cláudio Castro tem acreditado em projetos difíceis e somos muito gratos pelo que tem feito em Barra Mansa”.

 

Escola Eliete de Oliveira Ferreira

A unidade de ensino no bairro Vista Alegre está passando por um processo de reconstrução do muro e da calçada. O secretário Eros dos Santos informou que a obra era esperada há mais de 10 anos pela comunidade para que as crianças ficassem protegidas durante o período de aulas.

“Além disso, faremos aqui nesta escola, uma quadra e outras melhorias, inclusive no entorno, como uma drenagem um pouco melhor para evitar alagamentos”, anunciou o prefeito.

O vereador Pissula, que é da Vista Alegre, contou que o sentimento da comunidade já era de muita felicidade com a obra da escola e agora a notícia da quadra torna isso ainda melhor. “O Rodrigo vem cuidando bem desde os primeiros dias de seu mandato e tem dado um show em nosso bairro”.

 

Ginásio Poliesportivo

O Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable, no Ano Bom, é mais uma unidade escolar a ser contemplada com melhorias da administração municipal. A unidade está passando pelas obras de um futuro ginásio, um desejo antigo daqueles que lá estudam ou já passaram.

“Essa escola fez história nos esportes na cidade e, ao longo dos anos, sofreu com a falta de uma quadra à altura dos atletas que aqui se formaram. Em breve entregaremos um belo ginásio”, comentou Drable, que é neto do ex-prefeito que dá nome ao colégio.

O secretário Eros dos Santos ressaltou que a estrutura da quadra será de grande qualidade e bem apropriada para a realização de esportes juvenis e futuras competições oficiais.

 

Creche do Nova Esperança

As obras também continuam na Creche Armando Raymundo, na Rua Antônio Silva Reis, no bairro Nova Esperança. “Ao todo são cerca de 500m² de obras no local, orçadas em cerca de R$1.675 milhão. A creche terá capacidade de acolher 120 crianças, que serão divididas em faixas etárias em quatro salas de aula. Além disso, a unidade terá salas de atividades, duas áreas solares, refeitório, sala de professores, vestiários, jardim, cozinha e parquinho. As obras foram iniciadas em fevereiro e até o fim do ano devem ser concluídas.

 

Muro de Contenção

Para prevenir transtornos no próximo período de chuvas, outras obras de destaque da atual gestão municipal são o muro de contenção e a calçada nova na Rua Dailton Fernandes de Carvalho, na entrada do bairro São Pedro. Durante visita ao local, Rodrigo Drable fez questão de destacar que vem mais novidades para o bairro.

“Já está em licitação o asfaltamento de todas as ruas do bairro São Pedro, que terão asfalto de qualidade, valorizando as casas e dando uma nova cara para o bairro. Eu agradeço ao governador Cláudio Castro, que tem abraçado os projetos e permitido que a realidade da cidade seja transformada”, concluiu o prefeito.