Prefeito também falou sobre a revitalização de espaços de lazer, obras do Pátio de Manobras

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, falou sobre a capacidade hospitalar do município, a implantação de novas unidades de saúde, Pátio de Manobras e as melhorias nos bairros.

Drable anunciou a implantação de novas unidades de saúde e melhorias em outras. “A gente vai inaugurar um posto de saúde no Nova Esperança e no Santa Maria II. Estamos com reformas em algumas unidades, como no USF Santa Rita de Fátima, também conhecido como Santa Rita da Dutra. Está sendo feito aqui, no Ano Bom, uma nova unidade. Tem os bairros Monte Cristo e Vila Maria. Tem a reforma das Sirenes do Boa Sorte e Vila Nova. Estamos com várias intervenções nas unidades, para melhorar a estrutura para atender a população.”

Outras obras foram lembradas pelo prefeito, como o asfaltamento de diversas vias do município, construção de muro de contenção, substituição de redes de esgoto, entre outros. “Fiz algumas obras importantes. Por exemplo, no bairro Vila Coringa, na Rua Espírito Santo. Uma obra antiga, necessária, com a substituição da rede de drenagem e da rede de esgoto. Tive na Água Comprida, na construção do ginásio. Nós temos mais quatro quadras em construção e pavimentações em alguns pontos da cidade”.

Rodrigo destacou a importância das melhorias em espaços públicos que permitam atividades sociais e esportivas. “A Água Comprida é um local que tem uma quadra, que era pequena, ruim, e uma praça, que inclusive leva o nome do meu avô. Essa quadra recebe todo ano um evento de lazer, mas também religioso, que reúne uma quantidade imensa de pessoas e o local não era adequado. Agora vai ter uma estrutura que vai dar adequação para as pessoas fazerem a sua festividade”.

Sobre os outros espaços esportivos, o prefeito destacou a importância de oferecer opções para as crianças e jovens. “Nos outros bairros, a estrutura do esporte é muito importante. Eu vejo que oferecer lazer, principalmente o lazer esportivo para as nossas crianças, permite mantê-las afastadas das drogas. Estou fazendo também isso no Parque da Cidade. Nós temos lá, hoje, um campo de grama sintético, uma pista de skate, duas quadras de vôlei de areia e um campo de futebol de areia que vamos inaugurar, com uma área de recreação, com churrasqueira, inclusive”.

O chefe do Executivo explica que as melhorias em diversas áreas da cidade só são possíveis graças a um planejamento eficaz. “Por mais que o momento seja difícil, tanto no ponto de vista de estrutura, quanto no ponto de vista financeiro, a engenharia financeira e estrutural que nós fizemos nos permite continuar avançando, mesmo que mais devagar do que nós gostaríamos”.

Volta das atividades religiosas

Outro ponto muito importante foi o retorno das atividades religiosas. “Eu teria uma reunião, hoje, com o Ministério Público para tratar da abertura das igrejas. Agora essa reunião será feita amanhã e eu estou muito confiante de que a gente vai conseguir resolver isso”.

Covid-19

De início, Drable apresentou o quadro de casos da Covid-19 e os índices de ocupação de leitos no município. “Hoje nós temos 67% dos leitos de CTI disponíveis, 68% dos leitos clínicos disponíveis e 84% dos respiradores disponíveis. Isso quer dizer que Barra Mansa está muito longe de ter a sua carga de ocupação. A gente se estruturou para isso, o que nos permite ter uma tranquilidade”.

Atualmente, o município soma 798 exames realizados, 253 casos positivos, sendo 173 curados, 629 descartados, 15 suspeitos e 22 óbitos. “Vale dizer, que desses 22 óbitos, muitas dessas pessoas tinham comorbidades graves. Ou eram doentes renais crônicos, ou tinham câncer, ou tinham alguma doença grave. Isso ressalta a importância de mantermos em casa os idosos e aquelas pessoas que têm outras doenças pré-existentes”, explicou Drable, acrescentando “Eu estou na rua o dia inteiro. O dia a dia é na rua, ele é duro, é exposto e eu também tenho medo de pegar a doença. O que me tranquiliza é saber que nossa rede hospitalar é robusta o suficiente e ela tem disponibilidade para atender a todos”.

Os esforços das equipes da Secretaria de Saúde em tratar os pacientes, em muitos casos com acompanhamento domiciliar, também foram lembrados pelo chefe do Executivo. “A gente tem feito um esforço para avançar além do que os outros municípios fazem, disponibilizando uma estrutura que permita a segurança para o munícipe e que a pessoa com sintomas seja acompanhada, minimizando a chance de contágio”.

Pátio de Manobras

Rodrigo Drable concluiu, pontuando rapidamente como estão as obras do Pátio de Manobra. “Nós temos uma visão de um Pátio de Manobras abandonado, uma obra abandonada. Isso aconteceu porque tinha que ter a realocação de várias famílias e essas famílias não tiveram a entrega das suas casas, mas agora isso vai acontecer. Pode não se ver muita mudança no Centro, mas lá na Vista Alegre a gente já concluiu um trecho da obra”.