Atuação integrada entre Prefeitura e Polícias Civil e Militar tem impactado na redução dos índices de criminalidade no município

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, realizou uma breve análise sobre a segurança pública no Estado do Rio. Para ele, o combate à criminalidade é um dos grandes desafios do governador Wilson Witzel. A avaliação retratou também as condições de proteção e bem-estar ao cidadão barra-mansense.

A atuação do comando do 28º Batalhão de Policia Militar foi destacada pelo chefe do Executivo. “Faço questão de registrar que, nos meus 15 anos de vida pública, nunca convivi com policiais tão dedicados quanto os agentes que temos agora e são comandados pelo Capitão Videira”, salientou.

Além da forte atuação no combate ao tráfico de drogas, Rodrigo Drable comparou os resultados do primeiro semestre deste ano ao mesmo período de 2014. No período, é possível constatar uma redução de 63% em roubos a residência; 47% em roubos de veículos, 130% em roubos de coletivos, 27% em roubos de celulares, 43% em furto de veículos e 310% em furto de coletivo.

A redução nos índices de criminalidade, segundo o capitão Alcimar Videira Dias, é resultado da atuação da Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil. “Somente este ano, conseguimos apreender cerca de 60 armas de fogo e prender 330 acusados de algum tipo de ilicitude. Deste total, 200 prisões foram por tráfico de drogas. “Hoje, considero que o maior problema da corporação decorre da falta de coragem das vítimas de roubos em reconhecer os autores, quando estes são presos. Há casos que o próprio acusado confessa e a vítima, por medo, se mantém calada”, enfatizou Videira.

A tenente-coronel Luciana Rodrigues também comentou sobre a questão. Ela disse que o comando do 28° Batalhão de Polícia Militar tem modificado constantemente seu planejamento com o objetivo de acompanhar a mancha criminal no município de Barra Mansa. “Implantamos o policiamento a pé com o uso de PMs do Regime Adicional de Serviço na área comercial de Barra Mansa. Intensificamos as operações de combate ao tráfico de drogas e estreitamos ainda mais a parceria com a Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal”, enfatizou.

O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, revelou a preocupação do prefeito com o bem-estar da população. “As viaturas foram substituídas por uma nova frota visando a escolar, um trailler da corporação foi instalado na Avenida Getúlio Vargas, e outro na Beira Rio e também houve o aumento do número de agentes nas vias públicas, principalmente, junto aos terminais de ônibus. Os resultados foram 3.735  visitas da ronda escolar em 2018  e 154 ocorrências. Em 2019, até o momento, 1.353 visitas  e 40 ocorrências. Todos esses números favorecem a redução da violência. São viaturas em ronda 24 horas por dia, com no mínimo dois agentes e um PM”.

O presidente da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) e presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Bruno Paciello, afirmou que as forças de segurança de Barra Mansa estão atuando de maneira muito integrada. “A sinergia entre as corporações: Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal tem propiciado um resultado muito positivo. Destaque também para postura do tenente Videira. A maneira com que ele conduz a tropa promove o engajamento entre os agentes”.

Município aposta em educação em tempo integral para combater ações do tráfico

Em 2017, ao assumir a administração municipal, o prefeito Rodrigo Drable se deparou com uma realidade assustadora: a de jovens sendo executados pelo tráfico de drogas, alguns com requintes de crueldades. Foram 43 assassinatos em sequência espalhados e diversos pontos do município, como Vista Alegre, Siderlândia, Vila Ursulino, Região Leste e Centro.

Embora a situação financeira da Prefeitura fosse extremamente complicada em virtude de uma série de dívidas deixadas pela gestão anterior, o prefeito Rodrigo Drable, buscou parcerias para ajudar na reestruturação da 90ª DP e conter a onda de violência. Simultaneamente, determinou investimentos em secretarias estratégicas, como Educação e Ordem Pública, além da Guarda Municipal.

A violência foi combatida com:

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – Após verificar as localidades com os maiores índices de manchas criminais, o governo municipal decidiu começar a implementar a educação em tempo integral. Em 2018, das 72 unidades escolares existentes, quatro atuaram com a nova proposta educacional. Este ano, alunos de outras cinco escolas estão tendo a oportunidade de um aprendizado que vai além da grade curricular da Base Nacional Curricular estipulada pelo Ministério da Educação, com aulas de idiomas – francês, inglês, alemão, xadrez, informática, robótica, xadrez e empreendedorismo.

– A ideia era e continua sendo tirar os nossos jovens das ruas e oferecer a eles perspectivas de futuro. Queremos chegar ao fim de 2020, com pelo menos 30% de nossas escolas com ensino em tempo integral – destacou o chefe do Executivo.

REFORÇO NA SEGURANÇA – A Prefeitura pactuou parcerias com a Polícia Civil visando à realização de blitzes em pontos do Centro da cidade e bairros com foco na prisão de acusados com mandado de prisão. Com a Polícia Militar, foi fortalecida as ações das rondas escolares.

A Secretaria de Ordem Pública, órgão responsável pela Guarda Municipal, investiu na aquisição de novas viaturas, na modernização e pleno funcionamento do Cesp (Centro Estratégico de Segurança Pública) com o monitoramento de áreas do município realizado através de 72 câmeras de segurança 24 horas por dia, e na implantação da Patrulha da Mulher, de combate à violência doméstica.

LIDERANÇA – Segundo o boletim informativo da Polícia Civil, em 2018 a 90ª DP ficou em primeiro lugar em produtividade investigativa no Estado. Os dados foram divulgados em janeiro deste ano e teve como base o número de inquéritos policiais concluídos com êxito. Vale ressaltar que a delegacia de Barra Mansa é enquadrada no grupo de médio porte, onde são realizados de 200 a 499 boletins de ocorrência por mês.