Prefeito também visitou as reformas dos postos de saúde dos bairros Mangueira e Goiabal

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, percorreu diversos bairros na manhã desta terça-feira (10), para acompanhar o andamento das obras de asfaltamento nos bairros Vila Orlandélia, Roselândia 2, São Sebastião, Km 4 e Centro. O chefe do Executivo também vistoriou as reformas dos postos de saúde dos bairros Mangueira e Goiabal.

Estiveram nas visitas o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, a vice-prefeita Fátima Lima, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Furlani, o secretário de Manutenção Urbana, José Luiz Vanelli, o Leiteiro, e sua equipe técnica, vereadores e representantes do Saae, prefeitura e associação de moradores.

A primeira obra vistoriada foi na Rua 4, na Vila Orlandélia, onde a equipe do Saae vem refazendo a rede de drenagem, com a manutenção das manilhas e construção de novas caixas. O próximo passo é a retirada dos bloquetes para a aplicação do asfalto.

Rodrigo Drable destacou que a obra resolverá um problema antigo da localidade. “A gente está começando o processo de asfaltamento da rua. A projeção é que em 40 dias a gente resolva um problema antigo, que o Marcelo quando era vereador cobrava e agora como deputado nos tem ajudado. A rua vai ter qualidade com um asfalto feito a quente e de forma definitiva. Isso muda a realidade da antiga Rua 4, que tem um projeto tramitando para colocar o nome do Brito, o nosso amigo que faleceu e provavelmente será homenageado aqui”.

O deputado Marcelo Cabeleireiro falou sobre os trabalhos realizados entre município e estado. “Quero agradecer ao prefeito e ao governador por investir no município de Barra Mansa. Essa parceria deu certo. Vale ressaltar também que o Parque Independência será beneficiado pelo asfaltamento dessa rua, melhorando a via de acesso ao bairro”.

A comitiva seguiu para a Rua M, no Roselândia II, onde Drable anunciou que a prefeitura também asfaltará mais vias do bairro. “A gente vai asfaltar todas as ruas aqui da parte de cima. Estive conversando com uma moradora sobre como as coisas vão melhorar e muito, mas principalmente para as crianças, com a locomoção, conforto e segurança. A obra também irá valorizar o patrimônio de todo mundo. Estava na hora”.

O próximo local vistoriado foi a Rua José de Abreu, no bairro São Sebastião, na Região Leste. Rodrigo destacou o bom momento que o município vem alcançando. “Esse é o maior programa de asfalto da história de Barra Mansa. Isso tudo está acontecendo graças ao deputado Marcelo Cabeleireiro, que conseguiu os recursos junto ao Governo do Estado, com o nosso governador Cláudio Castro. A gente está podendo atender as demandas das comunidades, a pedido, é claro, de várias lideranças, como os vereadores Deco e Furlani. São Sebastião é uma comunidade imensa e que enfim, depois de muita espera, quase um sonho sendo realizado, a gente consegue fazer o asfalto”.

A equipe seguiu para a Estrada João Paulo II, via que liga o Km 4 ao São Genaro, e que está passando por um processo de ampliação, permitindo que possa ser asfaltada futuramente. “Esta é uma estrada que estava horrível e que há muito tempo vinha sendo objeto de reclamações dos moradores. O vereador José Marques, junto com toda a Câmara, estava reclamando muito disso aqui e nos fez colocar o empenho para ampliarmos a estrada. O que o secretário Leiteiro fez aqui merece parabéns. Ele abriu a estrada de maneira que agora nós podemos projetar o asfaltamento para o futuro. Não estou dizendo que a gente vai asfaltar agora, mas com as intervenções feitas, nós temos condições de planejar esse asfalto. A parceria que o deputado Marcelo tem feito com o governador Cláudio Castro, principalmente com a vinda de materiais para a produção de asfalto, é razoável para que a gente possa colocar esse sonho em prática”.

As visitas se encerraram na Rua Michel Wardini, no Centro. O prefeito destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Manutenção Urbana na produção do asfalto, através dos insumos do Governo do Estado, intermediados pelo deputado Marcelo Cabeleireiro. “Eu quero deixar um recado importante para os moradores. Esse asfalto é produzido a frio em nossa usina. Nós recebemos do convênio com o deputado, que conseguiu a emulsão, a areia e a brita. A gente faz a usinagem e a Secretária de Manutenção Urbana faz a aplicação”.

Reforma e ampliação dos postos de saúde dos bairros Mangueira e Goiabal

Durante as visitas, a comitiva fiscalizou as obras da Unidade de Saúde da Família (USF) Braulino de Brito, no bairro Mangueira e a Unidade Básica de Saúde (UBSF) Josefa Bruno Galvão, no bairro Goiabal, que estão sendo reformadas e ampliadas.

O USF Braulino de Brito terá consultório ginecológico, consultório odontológico, dois consultórios extras para atendimento, sala para aplicação de vacinas e sala de curativos, além de copa, banheiros e sala de reunião para funcionários do posto. Rodrigo falou sobre as parcerias que permitiram a melhoria da unidade de saúde. “Nós estamos dedicando esforços para que fique muito bacana. É um esforço coletivo para acompanharmos e vermos realmente uma obra sendo feita com qualidade, para entregarmos para o nosso povo da Mangueira. Aproveito para deixar um abraço ao David, que é presidente da associação de moradores e que tanto pediu pra isso aqui ser feito e entregue à comunidade”.

Já o UBSF no bairro Goiabal contará com três consultórios, sendo um odontológico, um ginecológico e um geral. A unidade também terá uma recepção, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, sala de curativos, sala de vacina e central de esterilização.

Sobre a unidade do Goiabal, Drable pontuou. “Durante a campanha passada eu estive aqui com o Paulo da Gráfica e esta era uma demanda que a comunidade cobrou muito, para que nós melhorássemos o posto. Nós não só melhoramos, como a gente está fazendo um posto novo a altura do que a comunidade merece. Goiabal é um bairro populoso, de pessoas muito boas e que merecia há muito tempo uma unidade de saúde a altura dessa demanda. Nosso esforço é para fazer um belo prédio sim, mas também para que o atendimento tenha a qualidade que as pessoas merecem. A gente segue trabalhando com uma vontade tremenda de ver a cidade sendo transformada naquela que nós sempre sonhamos”.