Ao todo serão 30 sinalizações espalhadas nos principais pontos com maior circulação de bicicletas

Nesta quinta-feira (09), a Prefeitura de Barra Mansa iniciou a instalação de 30 placas de trânsito, orientando o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre motoristas e ciclistas. A sinalização será fixada em pontos onde há grande circulação de bicicleta e visa garantir maior segurança e incentivo ao hábito de pedalar.

Nesse primeiro dia foram instaladas oito placas entre os bairros Bocaininha e Rialto. A previsão é que em até 20 dias os demais pontos recebam o sinal de alerta. O projeto é uma iniciativa da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer em parceria com a Ordem Pública, através da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran).

No último mês, representantes de 15 grupos de ciclistas se reuniram na prefeitura para discutir e analisar a implantação das placas. Apesar do investimento, o município não obteve gasto com o material, pois a lamina foi doada pela empresa Metalúrgica de Barra Mansa (MBM) e os adesivos por algumas bicicletarias da cidade.

Marco Cambraia, coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, celebrou o investimento. “Estamos muito felizes em ganhar mais esse suporte e incentivo a prática de pedal. Em Barra Mansa existem inúmeros grupos de ciclistas, além das pessoas que trabalham e que fazem atividades físicas de bicicleta. Pensando nisso e com base no aumento dessa atividade, vimos a importância de ter esse cuidado e atenção com eles”, expressou.

A Guarda Municipal esteve presente na instalação das placas e, segundo o comandante Joel Valcir, essa sinalização deve ser respeitada pelos condutores dos veículos. “Apesar do município não registrar muitos acidentes envolvendo ciclistas, nosso objetivo é garantir a prevenção. Com o crescimento significativo de veículos e de bicicletas, essa iniciativa visa alertar os motoristas de que naquele local deve ser mantida uma distância maior das faixas laterais”, explicou o comandante.