Há três pacientes internados na UTI e 15 em leitos clínicos. Três respiradores mecânicos estão sendo utilizados no momento

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, atualizou na noite desta segunda-feira (01), os números da Covid-19 no município. Ao todo, a rede pública de saúde realizou 612 testes para o vírus, os quais apontam para 215 casos positivos e 478 descartados; 115 pacientes acometidos pela doença já foram curados.

No período de 24 horas, entre domingo e segunda-feira, foi registrado o aumento de 4,06% de casos confirmados do novo coronavírus. Há três pacientes hospitalizados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa, o equivalente a 14% da capacidade de atendimento de Barra Mansa. Não há registro de internações nas UTIs do Hospital da Mulher, no Ano Bom, Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, na Região Leste e na UPA Centro.

Já o número de internados em leitos clínicos chega a 11 na Santa Casa, um na UPA Centro e três no Centro de Triagem e Tratamento, correspondendo a 25% da capacidade de atendimento. Três respiradores mecânicos na Santa Casa estão sendo utilizados, perfazendo 10% da capacidade do município. “Os dados estão aquém dos números estabelecidos em acordo firmado com o Ministério Público e isto permite que a cidade continue funcionando. Também está sendo utilizada na Santa Casa a nova ala para atendimento aos doentes da Covid-19. O espaço é um ganho qualitativo para a rede de saúde, pois permite separar os pacientes confirmados daqueles suspeitos, evitando assim a propagação do vírus”.

Rodrigo disse ainda que, atendendo ao pedido de um bombeiro da Corporação de Barra Mansa, a Secretaria de Saúde realizará nesta terça-feira, a testagem rápida em 25 integrantes da unidade. A medida se deve à confirmação de dois casos do coronavírus entre os agentes.

Prefeito divulga a instalação de dois novos empreendimentos em Barra Mansa e a geração de 380 empregos diretos

Apesar do isolamento social e dos impactos econômicos provocados no mundo inteiro em função da pandemia do coronavírus, Barra Mansa conseguiu atrair duas novas empresas para o município.

– Uma delas é voltada para o segmento varejista de vestuário e possibilitará 80 empregos formais. A outra é especializada em corte e dobra de aço com a geração de 300 vagas diretas – destacou.

O prefeito ainda enumerou uma série de obras que estão sendo realizadas em vários bairros, como o asfaltamento e a substituição da rede de esgoto na Rua Manoel Borges, na Vila Coringa. A Secretaria de Manutenção Urbana realizará o mesmo serviço na Rua Espírito Santo, também na Vila Coringa, a partir da próxima semana.

Na Rua José Hipólito, na Cotiara, está sendo realizada a obra de substituição do solo, intervenção um pouco mais demorada, mas de maior durabilidade, qualidade e capacidade para suportar o peso de caminhões e carretas que trafegam pelo local. Na Vista Alegre, está sendo construída uma quadra na praça 1º de maio.

A sede administrativa do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) tem uma nova estrutura de almoxarifado. “Visitamos o espaço e também vimos os avanços obtidos de janeiro de 2017 até os dias atuais. As retroescavadeiras, escavadeiras, caminhões pipas e os veículos da autarquia estavam completamente sucateados no início do nosso governo. Hoje, temos uma frota nova que nos permite avançar nos serviços e economizar”, finalizou o prefeito.