Sistema permite o armazenamento de todos os dados do paciente, oferecendo segurança, agilidade no atendimento e produtividade

O PSF do bairro Paraíso de Baixo, na Região Leste de Barra Mansa, é o terceiro do município a funcionar plenamente com prontuário eletrônico do paciente. A medida permite o armazenamento do histórico de saúde do cidadão, como procedimentos realizados, datas de consultas, resultados de exames e afins. Para receber o sistema, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, destinou ao PSF seis computadores para serem utilizados pela recepção, setor de triagem, sala de vacinação e consultórios.

Segundo o secretario de Saúde do município, Sérgio Gomes, entre as vantagens do sistema estão à segurança na obtenção das informações, agilidade no atendimento e produtividade. “Os dados armazenados em ambiente digital é bem menos provável que qualquer dado do paciente se perca ou se torne inacessível, como o que pode ocorrer com registros em papel, que se tornam inelegíveis ao longo do tempo. Os prontuários em ficha de papel precisam ser guardados pelo período de 20 anos, demandando espaço para arquivos físicos. Uma vez no sistema eletrônico, o prontuário se torna de fácil acesso por meio de mecanismos de pesquisa e filtros que podem direcionar as informações específicas, seja de consultas, exames, procedimentos ou medicamentos. Tudo isso favorece o atendimento através de dados detalhados sobre o paciente em uma só plataforma, concentrando-se na resolução dos problemas de forma mais eficiente e embasada”, enumerou.

REFORMA E AMPLIAÇÃO – Recentemente, o PSF passou por uma série de intervenções visando à melhoria do atendimento ao público. No local foi ampliada a recepção e construído um banheiro para deficientes. As salas de ginecologia e a multiuso também foram beneficiadas com a construção de banheiros para os pacientes. A unidade ainda ganhou um depósito para acondicionar material de limpeza. Além da reforma geral e pintura, o PSF foi dotado de novos mobiliários e equipamentos médicos e odontológicos.

Na próxima semana, o prefeito Rodrigo Drable deve fazer a entrega das melhorias à comunidade. O PSF funciona de segunda à sexta-feira, de  7 às 17 horas, com clínico geral, dentista, enfermeiro e atendimento multiprofissional pela equipe do Nasf (Núcleo de Assistência à Saúde da Família), como pediatra, assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.