Curso deve acontecer dia 05 de maio, de forma online

 

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, inscreve até a próxima quinta-feira, 21, profissionais da saúde e da educação que atuam no Programa Saúde na Escola, para o curso de Prevenção à Iniciação ao Tabagismo. A previsão é de que o curso seja realizado dia 05 de maio, de forma online, das 10 às 12 horas e de 13 às 16 horas.

O curso tem a finalidade de ampliar as ações de prevenção à iniciação do uso de produtos derivados de tabaco por crianças, adolescentes e jovens; promover a saúde; identificar os malefícios provocados pelo uso do narguile, cigarros eletrônicos, de palha e orgânicos, bem como as estratégias da indústria do tabaco para ampliar o seu mercado consumidor.

A inscrição deve ser efetuada através do link: https://forms.gle/cjSAE9UCeETjZmJU7, prazo – Até 21/04/2022

Ao realizar a inscrição, o profissional receberá um e-mail automático com a cópia do formulário preenchido. Portanto, é importante verificar a caixa de spam e/ou aba todos os e-mails. O link de acesso ao curso será encaminhado ao e-mail da inscrição, próximo ao dia do curso.

O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer, como pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia, além de doenças do aparelho respiratório cardiovasculares.

Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo, como úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes, têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo.