Agentes de Acompanhamento da Gestão Escolar (AAGE) foram instruídos pela equipe da Seeduc-RJ

A Secretaria de Educação de Barra Mansa, em parceria com a Secretaria Estadual do setor, realizou nesta quarta-feira, 26, a formação dos Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar (AAGEs.). Com a apresentação da metodologia e o esclarecimento de dúvidas de profissionais da Educação, o evento começou às 9h e segue até às 17h, no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro.
A atividade foi conduzida pela coordenadora e por técnicos da Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas do Estado, com o objetivo de instrumentalizar os agentes para o efetivo acompanhamento às gestões das unidades escolares e o desempenho dos alunos.
De acordo com o secretário municipal da Pasta, Marcus Barros, os agentes irão atuar dando o apoio e fazendo a interface entre a Secretaria e a escola. “Os agentes vão acompanhar a gestão das unidades escolares do município e neste início, eles estarão focados no desempenho pedagógico, acompanhando os gestores no que diz respeito ao desempenho escolar dos estudantes através do seu rendimento, assim como da sua frequência. Agradeço ao Secretário de Estado Alexandre Valle pelo pronto atendimento a esta e a outras demandas solicitadas como por exemplo a implantação do Sistema Conexão Educação, que será de suma importância na gestão da rede municipal, sendo Barra Mansa pioneira no estado”.
A assessora da Secretaria de Educação, Ionara Hygino, explicou como irá funcionar a dinâmica entre os agentes. “Os agentes em sua maioria são técnicos da Secretaria de Educação, que semanalmente estarão em contato com as escolas, para que possam ser avaliadas situações previamente selecionadas pela equipe de monitoramento da SME. Toda semana acontecerá um encontro dos agentes com a Secretaria Municipal de Educação, onde ideias de ajustes e soluções serão abordados para o cuidado da escola junto aos gestores, criando uma ponte direta entre Secretaria e Escola”.
A apresentação e a implementação da função de Agentes de Acompanhamento foram regidas pela coordenadora da Coordenadoria de Gestão Escolar da Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas, Andrea Gomides. “Desde o ano de 2013, nós começamos esse trabalho, com o intuito de capacitar os profissionais da Educação, mostrando como a função se dá; como é o desenvolvimento dos agentes nas unidades escolares da rede.
Andrea acrescentou ainda, que “com essa parceria criada, estamos vendo a possibilidade de implementarmos um grupo de trabalho, seja de forma presencial ou virtual, com o foco em  melhorar o esquema de trabalho da melhor forma possível”, concluiu a assessora.
Foto: Felipe Vieira