Com o tema Pedagogias Emancipadoras no Ensino de Química, o educador Lucas Peres Guimarães compartilhou os projetos desenvolvidos no município

Barra Mansa tem garantido cada vez mais espaço e destaque em ações que desenvolvam a educação. No último sábado (19), o professor de química e articulador de ensino de ciências da Secretaria Municipal de Educação, Lucas Peres Guimarães, participou de uma mesa redonda durante o II Encontro Rio de Ensino de Química (EREQ), em Resende. Com o tema “Pedagogias Emancipadoras no Ensino de Química”, o profissional compartilhou com os presentes o trabalho que é desenvolvido pela Pasta e aplicado aos alunos em sala de aula.

A mesa redonda foi mediada pelo professor Dr. Joaquim Mendes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também composta pelo Professor Dr. Leonardo Moreira, que pôde apresentar sua didática, aplicada em Macaé (RJ), que visa o uso do teatro para ensinar química.

O professor Lucas Peres Guimarães explicou que o convite surgiu das suas ações de formação continuada com os professores de ciências da rede municipal de ensino de Barra Mansa e como é trabalhada a química de forma emancipadora e crítica na cidade. “Após as falas, foi aberto um momento de perguntas e curiosidades sobre como trabalhar a formação continuada e como fazemos em Barra Mansa. Isso não é comum nas redes municipais e o município foi colocado como um grande exemplo a ser seguido em todo o estado do Rio de Janeiro”, comemorou.

Lucas ainda completou, reforçando que após sua fala, vários comentários positivos foram direcionados ao município. “Tivemos grandes avanços em relação ao ensino de química. Os profissionais de educação de Barra Mansa estão sendo trabalhados de maneira com que o conceito químico seja colocado em seu cotidiano, de modo que emancipe o pensamento do professor e também dos alunos”, refletiu Lucas.