O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência concluiu mais uma turma de formandos na Região Leste do município

A Escola Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto, situada no bairro Paraíso, Região Leste de Barra Mansa, formou mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD. Ao todo, 72 alunos do 5° ano participaram do programa que fomenta uma vida sem o uso de entorpecentes no futuro.

Estiveram presentes no evento as professoras da unidade de ensino, membros da Guarda Municipal, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Educação, além de pais e responsáveis dos formandos.

A diretora da escola municipal, Rosângela Medeiros, avaliou o programa como fundamental para o futuro dos alunos. “O objetivo do PROERD é a prevenção. É para uma vida toda, um conhecimento significativo para o futuro. Nós só temos a agradecer”, finalizou Rosângela.

Condutor do programa e Sargento da Polícia Militar, Gladston Pereira Lima, ressaltou a importância da iniciativa para a prevenção do uso de entorpecentes. “Ensinar crianças a dizer não as drogas é educar os alunos a fazer escolhas que possam ter retornos positivos para eles e para a sociedade. O programa existe há 26 anos. É muito importante encaminhar os jovens para um futuro melhor”, salientou o Sargento.

Representando a Guarda Municipal de Barra Mansa, o coordenador do Programa de Educação ao Trânsito, Inspetor Silva, falou sobre a importância dessa atividade para prevenção ao uso de drogas, principalmente nas escolas. “Esse programa é essencial para o futuro das crianças. Temos hoje em Barra Mansa a patrulha de ronda escolar. Acreditamos que trabalhos como esse, realizado pelo PROERD, podem diminuir em grande escala o uso de drogas nas imediações de escolas”, afirmou o inspetor.

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos. O programa é realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.