Órgão orienta que os consumidores fiquem atentos aos custos, assim como as promoções diárias dos estabelecimentos

Cumprindo o cronograma mensal de pesquisa de preço, o Procon de Barra Mansa, realizou nesta segunda-feira (29), a averiguações de valores dos 34  itens que compõe a cesta básica. No total, sete supermercados da região central do município foram fiscalizados. De acordo com o órgão, foi constatada uma variação de custo entre os produtos da ordem de R$ 29,33. No geral, houve um registro de aumento dos preços que representa 3,21%, em relação ao mês anterior.

Dentre os produtos que mais sofreram alterações nos preços estão a batata inglesa, que sofreu redução de 47,31% e a água sanitária, que teve um aumento de 12,64%.

Para o gerente do órgão, Felipe Fonseca, é extremamente importante que os consumidores redobrem a atenção na hora de ir às compras. “Há uma grande diferença nos preços e a pesquisa é algo que ajudará economizar. Nossa iniciativa visa informar à população que há diversas maneiras de fazer isso garantindo produtos de qualidade e com melhores preços”, explicou.

Ainda segundo o gerente, outro fator que o consumidor tem que se atentar é em relação à data de validade e condições de conservação dos alimentos. “É importante evitar latas amassadas e ficar de olho nas promoções diárias dos estabelecimentos. Comparar os preços é tão importante quanto à qualidade do produto. Verificar se ele está com a validade em dia é imprescindível. As promoções relâmpagos devem ser analisadas para que o barato não saia caro”, concluiu Felipe.