Apenas um banco não cumpriu a norma e recebeu a notificação

A Lei Municipal 3108 de 1999 estipula que o tempo máximo de espera para um atendimento nas agencias bancárias é de 20 minutos. Partindo desse princípio, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Barra Mansa realizou nesta quarta-feira (07) a fiscalização em dez bancos do Centro e em um no bairro Vila Nova. O objetivo da operação foi verificar se os serviços estão de acordo com a lei e garantir a satisfação dos clientes. Dentre as 11 instituições financeiras fiscalizadas, apenas uma recebeu a notificação.

De acordo com o gerente do Procon-BM, Felipe Fonseca, a ação geralmente acontece nos primeiros dias do mês, tendo em vista que as agências estão mais cheias, nos principais horário de pico. “Constantemente realizamos esse serviço aos consumidores, para que eles vejam e saibam dos seus direitos. Em casos de não cumprimento do tempo estipulado pela lei, a agência é multada, tendo até dez dias para recorrer a autuação do fiscal”, explicou.

Felipe ainda falou sobre a quantidade de funcionários que realizam o atendimento nos caixas. “Geralmente as unidades bancárias têm cerca de sete guichês, porém percebemos que em alguns casos há apenas três pessoas realizando o atendimento. A gente sabe que a demanda é superior a quantidade de atendimento realizado dentro do prazo estipulado”, completou o gerente.

Para a dona de casa Andréa Souza, 37 anos, moradora do bairro Boa Vista, na Região Leste, a ação é positiva. “Eu mesma não sabia que havia um tempo de espera definido. Isso é importante para que a gente fique por dentro das leis que são de nosso interesse”, considerou a munícipe.

O Procon fica localizado no térreo da Prefeitura de Barra Mansa, na Rua Luis Ponce, 263, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16h30.